Fukushima, meu amor - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

11 março, 2023

Fukushima, meu amor



DOSE DIÁRIA

11.03.2023

Dose Diária

Fukushima, meu amor

Guerra, contestação social, escândalo na Igreja, inflação... faz-se de muitos temas, um ‘digest’ de notícias como a Dose Diária. E as efemérides? Ataque ao Ralis (1975), atentado em Atocha (2004), terramoto de Fukushima (2011), declaração de pandemia de COVID (2020), são tantas neste dia!

Há 12 anos, a terra tremia no Japão. Coisa normal por aquelas paragens, mas desta vez o tremor foi violentíssimo e provocou um maremoto de proporções cataclísmicas. Como se não bastassem ambas as catástrofes, ainda danificou gravemente a central nuclear de Fukushima, com consequências que se farão sentir nos próximos milhares de anos.

Na Ucrânia, toda a Bakhmut está tomada pelos russos... toda? Não! Um pequeno foco de combatentes resiste, ainda e sempre, ao invasor. E, pelos vistos, o exército de Kyiv não quer mesmo deixar cair a cidade.

Na Hungria, país da UE e da NATO – vá lá saber-se como, com posições destas – o PM Viktor Orbán dá uma no cravo e outra na ferradura: aceita mas critica as decisões de ambos os blocos, e ainda faz premonições ‘à la’ Nostradamus de Budapeste.

Cá pelo burgo, Portugal é o último país da lista – o que também é coisa normal – dos mais transparentes (neste caso, menos) no que respeita à ajuda à Ucrânia. Ou seja, gostamos de anunciar que vamos ajudar (é bom para a foto), mas depois não prestamos contas de como é que o fizemos ou estamos a fazer.

Depois da Beira Baixa, que acolheu a prequela de ‘Game of Thrones’, agora é a vez da Madeira, e logo com a chancela ‘Star Wars’: as paisagens quase extraterrestres da Ponta de São Lourenço, o extremo oriental da Pérola do Atlântico, estão por estes dias ocupadas pelas filmagens de mais um episódio da saga da ‘Guerra das Estrelas’.

Hoje à noite é a final do Festival RTP da Canção. Ao todo, 13 canções (cortesia do problema técnico da primeira meia-final, que adicionou uma concorrente às 12 inicialmente previstas) irão disputar o acesso ao Festival da Eurovisão, em maio, em Liverpool.

E amanhã é a entrega dos Óscares, com a particularidade de Portugal se estrear entre os nomeados – por falar nisso, a curta-metragem de animação ‘Ice Merchants’ está disponível desde hoje na plataforma MEO Videoclube, e é gratuita até amanhã.

Mas antes dos Óscares vêm sempre os ‘Razzies’. Os prémios para os piores do cinema foram divulgados, e se não admira a Netflix ter arrecadado vários dos menos apetecidos galardões, já a própria organização dos Golden Raspberry Awards surpreendeu ao auto-atribuir-se um deles, pela recente polémica com uma jovem atriz de 12 anos.

Por falar em finais e em prémios, está a decorrer a 60.ª ModaLisboa que, tal como em anos anteriores, voltou a começar com (e a premiar as) propostas de jovens estilistas, na iniciativa Sangue Novo.

‘A Queda dum Anjo’ é uma magistral obra literária de Camilo Castelo Branco. Já a queda de um ídolo do futebol é obra de CR7: não bastava disputar um campeonato de 4.ª ou 5.ª divisão, ainda se sujeita a ser “picado” pelos adeptos contrários, a mandá-los calar, e sai-se do campo aos pontapés às garrafas de água. Não havia necessidade.

Até segunda-feira em mais uma Dose Diária. Bom fim de semana!

SAPO

o SAPO nas redes

Facebook

Twitter

Instagram


Contacte-nos
Termos de Utilização
Política de Privacidade
Gerir subscrições SAPO




----- Fim de mensagem reenviada -----