Ao ritmo que nos apetecer - 'Tá de Levante" - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

13 março, 2023

Ao ritmo que nos apetecer - 'Tá de Levante"

 Mariana Carriço 

Ao ritmo que nos apetecer

Bom dia!

Às vezes, sinto que faço parte de uma geração que ainda acha que nasceu com o caminho traçado. Uma geração que sente a pressão de haver apenas um caminho a seguir e que, quando as coisas saem fora desse trilho, parece que é o fim do mundo.

Primeiro o ensino básico, depois o secundário, a licenciatura e damos por nós já no mercado de trabalho.

Sinto que faço parte de uma geração que vive ao ritmo do que a sociedade espera de nós, e não ao seu próprio ritmo. Mas sinto também que, a pouco e pouco, isso vai mudando.

No fundo, esta é uma pressão que, muitas vezes, são os jovens que colocam nos seus próprios ombros. 

Mas, no meio deste caminho que parece que está traçado, onde ficou o tempo para investirmos no nosso crescimento pessoal? Para fazermos aquilo que nos apetece, para viajar, para viver?

A verdade é que se até agora não o fizemos, vamos sempre a tempo de mudar isso, independentemente da idade ou da fase da vida em que nos encontramos. Só dependente de nós, e, nesse sentido, acho que temos mais liberdade do que as gerações anteriores.

Mariana é um exemplo de tudo o que disse até agora. A jovem de Odemira sempre quis tirar tempo para si e para apostar no seu crescimento pessoal; para viajar. Queria tê-lo feito antes da universidade, mas não conseguiu e, por isso, achou que o seu tempo já tinha passado. Mas não passou.

Houve um projeto que a motivou a parar o "percurso tradicional" e a seguir um dos seus sonhos: um projeto que pode fazer o mesmo por outros jovens.

No destaque alentejano de hoje vai perceber do que falo.

No Algarve, hoje o destaque está relacionado com a inauguração da antiga Lota de Alvor.

Este sítio, por onde outrora passava grande parte da atividade económica da vila, ganhou uma nova vida.

Após obras de requalificação, a Lota voltou este sábado a ser devolvida à comunidade, mas ganhou ainda mais riqueza.

É que agora todos os que visitam a Lota de Alvor podem ficar a conhecer melhor a história desta vila, a sua ria (e a importância que tem para a comunidade local) e a população, eternamente ligada ao mar e à pesca.

Trata-se de um património requalificado sobre o qual lhe contamos mais nesta reportagem em vídeo.

Património cultural é também o que nos traz todos os verões o Festival MED.

Conhecido já a nível internacional, este Festival, que decorre na zona histórica da cidade de Loulé, voltou este sábado a ser distinguido nos Iberian Festival Awards.

Saiba que trofeus trouxe desta vez para casa. Aproveito ainda para informar que hoje abre a pré-venda dos bilhete. Nesta peça fica a saber também como os pode adquirir.

Tema que continua em voga é o do desporto.

Ontem terminou o The Campus Open. Adivinha quem foi o vencedor? Já em Lagoa, falta pouco para começar o Encontro Interregional de Capoeira.

Boas notícias são ainda as que chegam da Figueira da Foz, onde Ana Cabecinha e João Vieira conquistaram o 10.º título nacional nos 20 km marcha. Parabéns aos dois!

Hoje por cá continuamos para lhe trazer todas as notícias.

Tenha uma boa segunda-feira e um ótimo começo de semana!