Líderes europeus procuram medidas para combater a crise energética - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

20 outubro, 2022

Líderes europeus procuram medidas para combater a crise energética




Visualizar , clique aqui
20 Outubro, 2022
Partilhar . Subscrever
Cristina Sambado
Jornalista RTP
Cristina Sambado

 

Boa Tarde

A crise energética na União Europeia vai marcar a discussão na cimeira europeia que arranca hoje em Bruxelas, com os líderes europeus a estudarem medidas para combater os elevados preços e assegurar a segurança do abastecimento. Bruxelas decidiu aplicar novas sanções contra o Irão pelo fornecimento de drones à Rússia para uso na guerra da Ucrânia. Os sindicatos dos professores convocaram uma greve de alcance nacional para 2 de novembro. O apoio de 125 euros para quem recebe rendimentos até 2.700 euros brutos mensais começou a ser pago pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

 


Líderes europeus procuram medidas para combater crise energética

 

Líderes europeus procuram medidas para combater crise energética

 

A crise energética na União Europeia vai marcar a discussão na cimeira europeia que arranca hoje em Bruxelas, com os líderes europeus a estudarem medidas para combater os elevados preços e assegurar a segurança do abastecimento. Antes do início da reunião, António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron encontram-se para discutir a criação de um gasoduto nos Pirenéus – tendo em vista o transporte de gás e, no futuro, de hidrogénio, para assim reduzir a dependência do fornecimento russo. A Alemanha apoia o projeto, mas França continua a opor-se.


Entrega de drones à Rússia. Novas sanções europeias ao Irão

 

Entrega de drones à Rússia. Novas sanções europeias ao Irão

 

A União Europeia decidiu aplicar novas medidas contra Teerão pelo fornecimento de drones à Rússia para uso na guerra da Ucrânia. De acordo com a Chéquia, país que tem neste momento a presidência rotativa da UE, os líderes europeus decidiram congelar os bens de três indivíduos e de uma entidade.


Autoridades ucranianas alertam para cortes de energia

 

Autoridades ucranianas alertam para cortes de energia

 

A Ukrenergo, empresa estatal de energia, instou os cidadãos ucranianos a carregarem todos os dispositivos possíveis devido aos cortes no abastecimento de energia provocados pelos ataques de mísseis russos. Nos últimos dias, várias infraestruturas de energia críticas têm sido o alvo escolhido pelas forças de Moscovo. Ontem, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que os ataques contra as centrais elétricas da Ucrânia, com a chegada do frio, são atos de "terror".


Prémio Sakharov para o "bravo povo ucraniano"

 

Prémio Sakharov para o bravo povo ucraniano

 

"Bravo povo ucraniano" – foi com estas palavras que a presidente do Parlamento Europeu descreveu o vencedor deste ano do prémio Sakharov para a liberdade de pensamento. Criado em 1988, o prémio Sakharov, nome do físico e dissidente político soviético é atribuído anualmente a indivíduos ou organizações que se destacam no contributo para a defesa dos direitos humanos e da democracia.


Professores em greve a 2 de novembro

 

Professores em greve a 2 de novembro

 

Os sindicatos de professores convocaram esta quinta-feira uma greve de alcance nacional para o próximo dia 2 de novembro. Trata-se de uma ação de protesto contra o que consideram ser a falta de investimento do Governo na educação, à luz da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.


Apoio de 125 euros já está a ser pago

 

Apoio de 125 euros já está a ser pago

 

O apoio de 125 euros para quem recebe rendimentos até 2.700 euros brutos mensais começou a ser pago hoje pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), chegando neste primeiro dia de pagamento a 500 mil pessoas. O processo deverá estar concluído em dez dias, para abranger um total de mais de cinco milhões de pessoas. O pagamento é feito através de transferência bancária e é necessário ter os dados atualizados na Segurança Social e na AT. A medida foi criada com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos preços.


Armand coloca treze distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo

 

Armand coloca treze distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo

 

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja, Faro e arquipélago da Madeira estão debaixo de alerta amarelo ditado pela previsão de chuva, por vezes forte, vento e agitação marítima. São os efeitos da depressão Armand. 


Ventura admite novo quadro de relação com PSD

 

Ventura admite novo quadro de relação com PSD

 

O presidente do Chega considera que a direita ainda está a pagar os "erros políticos" de Pedro Passos Coelho. Na Grande Entrevista da RTP, André Ventura admitiu que há um novo quadro na relação com o PSD de Luís Montenegro.


Bullying escolar aumentou em 2021

 

Bullying escolar aumentou em 2021

 

Os casos de bullying (violência continuada) estão a aumentar nas escolas. No último ano letivo houve um aumento de quase 40 por cento. O programa Escola Segura da PSP registou quase três mil ocorrências em 2021. Dados conhecidos no Dia Mundial de Combate ao Bullying revelam uma contínua tendência de subida em relação ao período antes da pandemia.


Infeções por covid-19 podem aumentar em novembro

 

Infeções por covid-19 podem aumentar em novembro

 

O alerta chega pela voz do pneumologista Manuel Carmo Gomes, é expectável uma subida do número de casos de covid-19, já a partir do próximo mês. O inverno pode ser complicado e, com a chegada das infeções respiratórias comuns, no tempo frio, conjugadas com a circulação de novas subvariantes da Ómicron, o número de casos pode aumentar significativamente.


Casos de covid-19 quadruplicam em Pequim

 

Casos de covid-19 quadruplicam em Pequim

 

A capital chinesa tem sido palco para o congresso do Partido Comunista da China, enquanto os casos de covid-19 estão a quadruplicar na cidade com 21 milhões de pessoas. As autoridades de Pequim decidiram, por isso, intensificar as restrições e implementar o confinamento em alguns complexos residenciais. Também Xangai enfrenta novos casos de SARS-CoV-2, e as autoridades pretendem construir uma instalação de quarentena para 3.250 pessoas, numa pequena ilha perto da cidade.


Zimbabué aprova medicamento para prevenção do HIV

 

Zimbabué aprova medicamento para prevenção do HIV

 

A Autoridade de Controlo de Medicamentos do Zimbabué anunciou a aprovação do uso de cabotegravir injetável de longa ação (CAB-LA). É o primeiro país africano e o terceiro do mundo a aprovar este medicamento de prevenção para o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), recentemente recomendado pela Organização Mundial da Saúde.




A não perder
Espécies invasoras ameaçam floresta dos Açores

 

Espécies invasoras ameaçam floresta dos Açores

Os Açores removeram mais de 19 mil quilos de hortênsias e de outras espécies invasoras das nove ilhas do arquipélago. A planta mais característica da paisagem açoriana veio do Japão e da China e ameaça a flora local.