A revolução do 25 de Abril de 1974 está quase, quase a fazer 50 anos e muitas histórias se hão-de contar a propósito desta efeméride.
Algumas delas têm a ver com o Algarve, até porque alguns dos protagonistas de vários aspetos da revolução são (ou eram) algarvios.
Hoje trazemo-vos uma história algarvia que eu, até bem pouco tempo, desconhecia totalmente: a dos cravos que acabaram por ser símbolo de toda uma revolução. É uma história bonita, como a maioria das que envolvem esse «dia inicial inteiro e limpo», como o cantou Sophia. Leia aqui a reportagem do meu camarada Hugo Rodrigues, para conhecer este episódio, agora recordado num documentário em vídeo, iniciativa de gente de Tavira.
Porque estamos em plena campanha eleitoral para as Eleições Legislativas do próximo domingo, temos continuado não só a noticiar a atividade dos partidos (pelo menos daqueles que se dão ao trabalho de nos enviar a sua informação), como também a publicar entrevistas com os primeiros candidatos das 14 forças políticas que concorrem.
No primeiro caso, ontem falámos das iniciativas de campanha do PS e do Bloco. Quanto às entrevistas, saiba o que pensa José Gusmão, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo Algarve, ou Fábio Fatal, do Ergue-te. Até porque são protagonistas políticos com propostas e ideias que estão nos antípodas uma da outra. A Democracia é mesmo assim!
Hoje, amanhã e na sexta-feira, continuaremos esta tarefa de dar voz a todas estas 14 forças políticas…pelo menos é o que pretendemos, uma vez que ainda não recebemos as respostas aos questionários enviados atempadamente a todos eles… Mas certamente que todos quererão aproveitar a oportunidade para dar a conhecer as suas propostas. Quem não o fizer, estará a demonstrar a sua falta de respeito por um órgão de informação regional, mas também, e sobretudo, a sua falta de respeito, o seu desprezo, mesmo, pelos eleitores algarvios. Esperemos que tal não aconteça…
Ainda no campo da política, ou das políticas, saiba que os agricultores do Algarve vão protestar na EN125 dois dias antes das eleições.
Esta manhã, na nossa edição Alentejo, o destaque vai de novo para a Ovibeja, que é a mais importante feira dedicada ao mundo rural a Sul do Tejo. E a novidade tem a ver com a banda britânica escolhida para o cartaz. É daquelas bandas já com uns aninhos, cujas músicas todos conhecemos e ouvimos dezenas de vezes. Descubra aqui de quem se trata (e oiça/veja o videoclipe com uma das suas músicas mais famosas, incluído no artigo).
Ontem houve boas notícias relativas ao vinho, um produto tão característico do nosso país. Um projeto da Comissão Vitivinícola do Algarve foi premiado a nível nacional, enquanto os Vinhos do Alentejo também foram galardoados, lá fora.
Por falar em boas notícias: tem até domingo, dia 10, oportunidade para ir à Feira do Chocolate de Loulé, como pode ler aqui. Eu não sou grande fã de chocolate, mas sei que há quem não seja capaz de resistir a esta doçura.
Entretanto, o processo do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, criado recentemente na baía de Armação de Pera, continua a evoluir. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) fixou alguns critérios, que podem ser conhecidos aqui.
Trata-se de um projeto que pretende preservar e defender uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade da costa algarvia. Só assim se poderá assegurar o futuro de atividades como a pesca, mas, entretanto, há muita coisa a regulamentar e compensações a serem decididas. É, por isso, um projeto ainda em lançamento.
No mesmo sentido da preservação do património natural vai o Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, que foi já aprovado.
E agora uma notícia menos boa. Apesar do Carnaval, a taxa de ocupação hoteleira do Algarve, em Fevereiro, foi mais baixa do que em 2023, mas ainda assim superior à registada no mesmo mês de 2019. Veja aqui os pormenores dos números divulgados pela AHETA.
Veremos o que Março nos traz, neste aspeto.
No que diz respeito à astronomia, trará um eclipse lunar penumbral e, como todos os anos, desde sempre, trará a Primavera.