Edição por António Moura dos Santos
Na sexta-feira, o Governo por fim anunciou a aplicação da taxa zero de IVA num cabaz de produtos essenciais como medida de combate ao aumento do custo de vida.
Seguiram-se então negociações entre produtores, setor da distribuição e Governo ao longo do fim de semana para ser tomada uma decisão final sobre o IVA zero. Ou melhor, que produtos passarão a ter este corte, aplicado entre abril e outubro.
O Governo não anunciou formalmente quando é que publicará a lista final de alimentos, mas a expectativa é que seja já hoje, até porque vários produtos foram revelados este domingo.
Marques Mendes, comentador da SIC, anunciou alimentos como batata, massa, arroz, cenouras, cebolas, tomate, leite meio gordo, frango, pão, fruta diversa (maçã, banana, laranja), feijão, iogurtes, queijo, vários legumes (brócolos e curgetes), peixes (salmão e pescada), carne de porco, ovos e azeite.
Já Paulo Portas, na TVI, além de mencionar praticamente todos os alimentos que Marques Mendes anunciou, além de outros como couve flor, carne de peru, revelou que serão 47 os produtos escolhidos pelo Governo.
De referir que o Governo estará a negociar um acordo com a produção e distribuição alimentar para garantir que a isenção do IVA se reflete integralmente no preço.