Sabia que há uma ciclovia com quase 9 mil quilómetros que liga a Noruega a Portugal? E que esta grande rota internacional, até há pouco tempo, tinha em Sagres uma das suas extremidades? É verdade! Trata-se da Eurovélo 1, também conhecida pela Rota da Costa Atlântica, que no Algarve atravessa os concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo e, devido à extensão recente até Caminha, no Norte de Portugal, de Aljezur. Estarão alguns dos leitores desta newsletter a pensar, neste preciso momento: "Espera ai! Não há nenhuma ciclovia que ligue o Algarve de uma ponta à outra, sem interrupções!". Isso é, ao mesmo tempo, correto e incorreto. No papel, essa rota existe há muitos anos, ainda que, em alguns locais, apenas de forma simbólica - em Faro, por exemplo, a Ecovia do Litoral, como se chama o setor algarvio da Euroveló 1, foi originalmente assinalada por uma simples linha azul pintada na estrada, em alguns pontos da cidade. Mesmo não existindo fisicamente, para já, em toda a sua extensão, a Ecovia do Litoral ganha cada vez mais forma. E dentro de algum tempo irá ganhar mais um troço de luxo, entre os Salgados e Armação de Pêra. Saiba tudo aqui.
Do Alentejo, nomeadamente de um concelho também à beira-mar e onde a Euroveló 1 também passa, o de Sines, chegam notícias menos positivas: a refinaria da Petrogal existente neste concelho é a instalação mais poluente do país, segundo a associação ZERO.
Ainda assim, não deixa de ser um dado a salientar que outra instalação que em 2020 estava entre as dez mais poluentes, a Central Térmica de Sines, desapareceu desta lista, pois deixou de queimar carvão. Este domingo, em Loulé, foi dia de Festa Grande da Mãe Soberana. E se este é um evento que, por norma, é muito procurado, este regresso após a pandemia foi celebrado ainda de firma mais efusiva, como a minha colega Mariana Carriço, que esteve lá lhe conta - e lhe mostra. |