Destinatários: Profissionais de arquivos, bibliotecas e museus envolvidos em processos de digitalização; técnicos e fornecedores de serviços na área da reprodução digital; estudantes e investigadores com interesse no tema.
Orador: António Coelho, Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Inscrição: formulário ou geral@fmsoaresbarroso.pt
A reprodução digital de documentos opacos está, hoje, apoiada em normas internacionais consolidas, suportadas por tecnologias estáveis e miras técnicas acessíveis. No entanto, a reprodução digital de originais transparentes – como negativos e diapositivos – continua a apresentar desafios específicos, exigindo abordagens mais experimentais e metodologias em constante evolução.
Este webinar explora os desafios técnicos e operacionais associados à digitalização em massa de suportes transparentes, tomando como exemplo um arquivo emblemático da fotografia jornalística do último quartel do XX (arquivo do fotojornalista Carlos Gil). O foco será nas transparências em formato 35mm, nos seus formatos mais comuns: negativo a Preto e Branco, Negativo a Cores, Positivo a Cores (diapositivos).
A iniciativa integra o projeto "Ver antes de disparar. As revoluções na América Latina e em Portugal pela lente do fotojornalista Carlos Gil", financiado no âmbito do programa @iberarchivos.iberarquivos.