A Capital Europeia da Cultura pertence a Évora, ao Alentejo e às suas gentes e agentes e não a outros interesses - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

18 outubro, 2024

A Capital Europeia da Cultura pertence a Évora, ao Alentejo e às suas gentes e agentes e não a outros interesses

A Capital Europeia da Cultura pertence a Évora, ao Alentejo e às suas gentes e agentes e não a outros interesses.
É com enorme preocupação que a Direcção da Organização Regional de Évora do PCP (DOREV) vê os últimos desenvolvimentos na construção da Capital Europeia da Cultura. Desenvolvimentos que indiciam uma clara tentativa de afunilamento político e não o interesse de Évora 27.
A DOREV do PCP tem acompanhado atentamente o processo de construção de Évora 2027, Capital Europeia de Cultura. Sublinha-se que o Município de Évora liderou a candidatura e teve papel determinante na proposta do conceito inovador de "Vagar" bem como no conteúdo do projecto Évora 2027, alargado ao Alentejo, e que o júri internacional elegeu como vencedor.
Após um demasiado longo período para a constituição da Associação Évora_2027, com particulares responsabilidades do Governo do PS, foram conhecidos recentemente desenvolvimentos para a constituição da Direção e o funcionamento da Associação que nos merecem enorme preocupação e condenação.
A partir do Governo PSD/CDS foi indicada a Presidente da Direção a Assembleia Geral da Associação que aprovou o estatuto remuneratório dissonante da proposta da Comissão de Vencimentos e, por maioria, os dois diretores indicados pela Presidente indigitada. Um caminho que contraria o trabalho de discussão e consenso até aqui alcançado.
A DOREV do PCP lamenta o facto de ter sido preterida a proposta de nomeação da diretora que, na Equipa de Missão e ao longo de todo o processo de candidatura e de construção de Évora_2027, assegurou a coordenação e direção de toda a comunicação inovadora de Évora_2027.
Aquela responsável, na Equipa de Missão, pela comunicação e alcance, após uma informação detalhada do intenso e notável trabalho desenvolvido em tão importantes áreas, comunicou à Assembleia Geral da Associação, reunida a 17/10/24, que, face aos acontecimentos, iria cessar funções. Também a Coordenadora da Equipa de Missão, após prestar informação detalhada do enorme, notável e decisivo trabalho da Equipa de Missão, anunciou a sua desvinculação de Évora 2027.
A DOREV do PCP considera de enorme gravidade para o projeto Évora 2027, em construção, o afastamento destas duas responsáveis que tiveram um papel determinante na elaboração da candidatura e na obtenção do título de Évora 2027, Capital Europeia da Cultura e manifesta-lhes o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
A DOREV do PCP sublinha a importância que teve, neste processo vencedor sob a liderança da Câmara Municipal de Évora, a capacidade de se conseguir a cooperação entre instituições diferentes, a capacidade de assegurar visões diferenciadas, a capacidade de, no respeito pela diferença, se consensualizar as orientações de Évora_2027.
A DOREV do PCP manifesta a sua preocupação pelo caminho de afunilamento político delineado para a Direção da Associação Évora_2027, pela desconsideração para com a Equipa de Missão cujo papel tem sido decisivo na candidatura e na construção de Évora_2027, pela possibilidade de descaracterização ou mesmo comprometimento do projeto vencedor de Évora_2027 e não pode deixar de condenar o papel do PSD, mas também do PS neste processo.
A DOREV do PCP sublinha ainda que apesar das insistências constantes, desde Janeiro de 2023, por parte do Município de Évora, junto dos Governos PS e PSD/CDS, continuam por definir importantes fontes de financiamento de Évora_2027: por exemplo, não se conhece o financiamento comprometido através de fundos comunitários; não se conhece financiamento para o Pavilhão Multiusos ou para o Centro Nacional de Dança. É imprescindível que o Governo PSD/CDS defina urgentemente e garanta os financiamentos comprometidos e necessários para Évora_2027.
O PCP continuará atento ao evoluir da Associação Évora_2027 e tudo fará para que interesses totalmente alheios ao interesse do Projecto não se imponham.
O PCP continuará disponível e empenhado em contribuir, com a participação de todos, para que a construção de Évora_2027, conforme o projeto vencedor definido no "dossier" de candidatura – "Bidbook" – se intensifique e venha a contribuir para o desenvolvimento sustentado de Évora e do Alentejo.  
     DOREV PCP - Évora, 17 de Outubro de 2024