Finlândia na NATO. Moscovo alerta para risco de “guerra total” - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

12 maio, 2022

Finlândia na NATO. Moscovo alerta para risco de “guerra total”


 
12 Maio, 2022


Andreia Martins
Jornalista

 

Boa Tarde

Numa declaração conjunta conhecida esta quinta-feira, o presidente finlandês Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin defenderam que Helsínquia deve apresentar de imediato o pedido de adesão à Aliança Atlântica. "A Finlândia deve solicitar a adesão à NATO sem demoras", defenderam os dois governantes finlandeses. O Kremlin já respondeu que a eventual adesão será "certamente" uma ameaça à Rússia e alertou para os riscos crescentes de uma" guerra total" entre a NATO e a Rússia.

 


Finlândia quer adesão à NATO "sem demoras"

 


 

A guerra na Ucrânia veio baralhar e alterar o posicionamento de países historicamente não-alinhados a nível militar. A Finlândia, que partilha uma fronteira de quase 1.300 quilómetros com a Rússia, prepara-se para anunciar "nos próximos dias" uma posição definitiva sobre o pedido de adesão à NATO. Também a vizinha Suécia ultima a sua própria decisão. Em Moscovo, a reação foi feroz e não se fez esperar.


Rússia "será forçada a responder"

 


 

Em comunicado, o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros diz esta quinta-feira que será forçada a responder à decisão da Finlândia. "A adesão da Finlândia à NATO é uma mudança radical na política externa do país", lê-se no comunicado. O Ministério liderado por Sergei Lavrov acrescenta ainda que Moscovo "será forçada a tomar medidas de retaliação". Antes, o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, alertou que a expansão da NATO aumenta os riscos de uma "guerra total" e de uma "verdadeira guerra nuclear" com a Rússia.


Ucrânia. Crimes de guerra começam a ser julgados

 


 

A Procuradoria-geral da Ucrânia prepara-se para apresentar as acusações nos primeiros processos de crimes de guerra cometidos no contexto da invasão russa do país, que decorre desde 24 de fevereiro. Os primeiros casos visam quatro acusados: três militares russos capturados pelas forças ucranianas, que são acusados de assassinar civis, e outro soldado de Moscovo, cujo paradeiro é atualmente desconhecido, acusado de homicídio e violação.


Refugiados em Setúbal. PR nega conhecimento do caso

 


 

Numa nota hoje publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa vem esclarecer que "não dispunha de informação específica sobre intervenções estrangeiras em associações ou estruturas de acolhimento a refugiados" e que "as informações são posteriores à divulgação na comunicação social". O PR desmente desta forma as acusações de que tanto o chefe de Estado como o primeiro-ministro tinham conhecimento de suspeitas de espionagem e de ligações à Rússia por parte de associações de cidadãos ligadas ao acolhimento de refugiados ucranianos no município de Setúbal.


Aborto voluntário já não vai ser critério de avaliação

 


 

Os médicos de família já não vão ser avaliados pelo número de casos de interrupção voluntária da gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis das suas utentes. O grupo de trabalho para a reforma dos cuidados de saúde primários voltou atrás na decisão de incluir este indicador perante a grande contestação por parte da comunidade médica.


Covid-19. Governo admite prescrição de testes pelo SNS24

 


 

Após o fim dos testes gratuitos, a ministra da Saúde assume agora que deverá ser implementado, nos próximos dias, a prescrição automática de testes através da Linha Saúde 24 em caso de autoteste positivo. A prescrição deverá acontecer de forma automática de forma a não congestionar o serviço. Marta Temido admite que o número de casos de Covid-19 poderá continuar a aumentar e que o reforço da vacinação poderá ser antecipado tendo em conta o quadro pandémico.


Coreia do Norte anuncia primeiro caso de Covid-19

 


 

Pyongyang anunciou esta quinta-feira que foi detetado o primeiro caso de Covid-19 no país desde o início da pandemia. Na sequência deste primeiro caso, foi decretado o estado de "emergência máxima", segundo anunciou a agência de notícias estatal KCNA. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, decretou o isolamento total do país, apelando a todas as cidades e concelhos para que "fechem completamente os seus territórios".


Irlanda do Norte. UE diz que renegociação "não é opção"

 


 

O primeiro-ministro Boris Johnson prepara-se para anunciar na sexta-feira a decisão unilateral britânica de não cumprir o Protocolo assinado com a União Europeia para o controlo de bens na Irlanda do Norte. Os líderes europeus salientam que o Protocolo da Irlanda do Norte é uma "pedra basilar" do acordo do Brexit e respondem que "renegociá-lo não é opção". A pressão para solucionar os problemas do acordo agravou-se após as eleições locais do domingo passado que deram uma vitória histórica ao partido nacionalista Sinn Fein.




A não perder

 

Um ciclo da água seguro?

"Dose de Contágio" é uma série de duas reportagens do programa Linha da Frente que se debruça sobre o perigo dos contaminantes presentes no que comemos e bebemos. Os valores máximos de compostos nas águas são regulados por lei e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos assegura que a água é segura para consumo humano. No entanto, há vários elementos que escapam ao controlo das autoridades, já que não são sequer alvo de análise. A primeira parte desta série é emitida esta quinta-feira na RTP1 a seguir ao Telejornal.




Vale a pena ver



Mais vistas em RTP.PT