COMUNICADO
PCP – Sobre a distribuição de pelouros na Câmara Municipal de Évora
O voto popular expresso nas eleições autárquicas determinou uma dispersão de votos e de mandatos na Câmara Municipal. O voto popular deu a vitória à CDU na Câmara Municipal e eleitos de mais 3 forças políticas, PS, PSD e Movimento Cuidar de Évora. De forma clara, a vontade da população, expressa no voto, é a de que a gestão da Câmara exige entendimentos alargados entre as diversas forças políticas.
Procurando respeitar a vontade popular, a CDU propôs um entendimento alargado para a gestão do Município. Tendo o Movimento Cuidar de Évora informado que entendia não assumir pelouros mas disponível para negociar e viabilizar o funcionamento da Câmara Municipal, a CDU propôs um entendimento alargado incluindo PS e PSD com 1 eleito a tempo inteiro cada. Apesar da nossa disponibilidade e insistência, não foi possível chegar a esse entendimento alargado: quer PS quer PSD pretendiam acordo exclusivo com a CDU, excluindo o outro.
Neste quadro, a CDU assumirá os pelouros municipais, assegurará o funcionamento normal da Câmara Municipal e as respostas necessárias às aspirações da população e ao desenvolvimento do Concelho. A CDU mantém a disponibilidade para, a qualquer momento, negociar entendimentos alargados e duradouros e/ou entendimentos pontuais sobre questões concretas com as forças políticas representadas no Município.
Évora, 13 de Novembro de 2021
A Comissão Concelhia de Évora do PCP
15 novembro, 2021
New
