Beja acolhe concentração "Não queremos viver num país do medo" - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

12 junho, 2025

Beja acolhe concentração "Não queremos viver num país do medo"

Beja vai receber, no próximo domingo, pelas 16.00 horas, frente ao Pax Julia a concentração "Não queremos viver num país do medo". Inicialmente a concentração, que surge na sequência das agressões ao ator Adérito Lopes, foi marcada, para domingo, às 16.00 horas, junto ao teatro A Barraca, em Lisboa, mas nas últimas horas estão a surgir, no mesmo dia e à mesma hora, concentrações semelhantes noutros pontos do país.

Em Lisboa, a convocatória partiu da estrutura de criação "A Rafeira", formada por artistas. "O ataque cobarde do grupo neonazi ao ator Adérito Lopes convoca-nos em solidariedade para afirmar que não veremos a ascensão do fascismo em silêncio", lê-se na publicação de divulgação da iniciativa.
Para os artistas esta situação "não é um caso isolado. Sabemos que esta onda de ataques a migrantes, pessoas racializadas, trabalhadoras, pobres e trabalhadores da cultura não vai ficar por aqui. Está a crescer alimentada pela impunidade judicial, pelo silêncio e pela desigualdade económica".
Os artistas apelam à participação das pessoas e afirmam "juntamo-nos domingo em solidariedade, para estarmos juntas e para nos organizarmos para mudar isto tudo- é a tarefa do nosso tempo combater este país desigual sem nunca sacrificar os direitos fundamentais entre os quais a liberdade de expressão. Este não é o momento de ficares em casa!".