Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye… - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

14 agosto, 2024

Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye…


 Elisabete Rodrigues 

Adio, Adieu, Auf Wiedersehen, Goodbye…

Olá, bom dia!

 

2025 será ano de Eleições Autárquicas, mas os ânimos já andam excitados. Aliás, tendo em conta a precariedade da maioria do atual Governo PSD nem se sabe se o próximo ano não será também de Eleições Legislativas

E os ânimos andam de tal maneira excitados que, às vezes, os responsáveis partidários até perdem a memória… ou então querem fazer as pessoas passarem por parvas. 

O PS, através dos seus três deputados eleitos pelo Algarve, veio «lançar um repto» ao primeiro-ministro para que o Governo avance com o concurso do novo Hospital Central da região. E garantem que o anterior Governo, socialista, até tinha deixado pronto o concurso… assim como tecem críticas à forma como o atual executivo de Luís Montenegro tem gerido os hospitais, a falta de médicos, o SNS… É caso para dizer, usando o velho ditado popular: "diz o roto ao nu: porque não te vestes tu"…

Mas o PSD também não fica bem na fotografia. Em Loulé, depois de o atual presidente da Câmara (socialista), que já não se pode recandidatar, ter manifestado publicamente o seu apoio a um candidato, que é o presidente de uma Junta de Freguesia, os social-democratas vieram exigir "esclarecimentos".

É que, alegam, se ambos são ainda autarcas em exercício não podem fazer campanha. E têm razão. Mas não é propriamente de campanha que se trata. É apenas de manifestação de apoio, normal no jogo político-partidário. Até parece que, no PSD, nunca houve situações semelhantes… 

Aliás, e até a nível nacional, o atual ministro dos Assuntos Parlamentares Pedro Duarte assumiu a sua candidatura à distrital do PSD/Porto. Em que ficamos? Uns podem e outros não?

Esse é, em resumo muito resumido, o tema do nosso destaque desta manhã, que pode ser lido aqui, com todos os pormenores.

A política, com pê pequeno, faz-se destas trocas de palavras, mais ou menos inconsequentes, à espera que, quem as ouve ou as lê, tenha memória curta. Mas esta forma de fazer política, com pê pequeno, não dá bons resultados e só faz com que os populistas cavalguem a onda. Pensei que os resultados das últimas Legislativas tivessem dado que pensar aos políticos dos partidos ditos sérios, mas parece que nada aprenderam… Depois, não se queixem, não nos queixemos!

Mudando completamente de assunto para coisas bem mais positivas: há uma basquetebolista portuguesa (por sinal algarvia) escolhida para o cinco ideal do recente Campeonato Europeu de Sub-18. Saiba de quem se trata clicando aqui.

Entretanto, há boas perspetivas para investimentos nas escolas, como se pode ler aqui e sobretudo aqui. E na habitação também, em Lagos e em Loulé.

Porque estamos em pleno Verão – ainda que não demasiado quente cá pelos Algarves – há que ter cuidados redobrados com a nossa pele. Aqui ficam os conselhos da jovem médica que é nossa cronista habitual e de um também jovem professor universitário e futuro médico que também é presença habitual nas nossas páginas. O que escrevem complementa-se e mostra como é mesmo necessário termos o máximo de cuidado.

A terminar, destaque para a nossa edição Alentejo, que esta manhã dá conta da abertura de uma nova Área para Autocaravanas na antiga Mina de São Domingos, em Mértola. É mais um equipamento, a juntar à praia fluvial, ao próprio complexo mineiro, que potencia o turismo nesta zona bem interior. 

Voltando ao tema com que comecei, a política, com pê pequeno: hoje ao final da tarde há a famosa Festa do Pontal, que marca a pomposamente chamada rentrée do PSD, no Calçadão de Quarteira. Mas, como a política e os políticos já não chegam para atrair as pessoas, a festa terá um convidado especial: José Cid.

Adio, Adieu,  Auf Wiedersehen, Goodbye…

 

 

E se for à praia ou ficar em casa, aproveite para ler  o número três da revista DOIS, que já está à venda!

Se não encontrar, pode encomendar aqui.