Domingos Caetano, timoneiro na Banda IRIS, banda algarvia de rock, sedeada desde julho de 1979 na Fuseta, sede da extinta Freguesia da Fuseta, do município de Olhão, foi em Quarteira, que antes do concerto na Festa dos Petiscos do Pescador, o jornal diariOnline Região Sul o entrevistou em exclusivo a propósito dos 45 anos da banda.
Questionado sobre a opinião que está melhor hoje do que há 45 anos, Domingos Caetano foi perentório é afirmar que “não sei se estou melhor, mas o facto é que temos vindo a evoluir sempre, começamos nos bailaricos, depois passamos para uma outra fase …”
“Como eu faço isto com gosto, foi uma opção, é uma opção de vida, não sei se é segredo, mas isto não poderá ser segredo para ninguém, é isto que eu faço e eu assumi, é isto que eu quero fazer, até ao fim. Portanto quando nós fazemos uma coisa que gostamos não trabalhamos, isto é prazer”, salienta Domingos Caetano.
Sobre os 45 anos de vida dos IRIS, Domingos salienta que “há dissabores, há alegrias, mas isso faz parte do dia-a-dia, não imaginas como superar uma dificuldade, superar um dissabor, é um prazer fantástico”. Domingos Caetano assume que “sem amigos é difícil viver, são eles que são a nossa família.”
Ao longo dos 45 anos de existência dos IRIS muitas formações existiram, apenas Domingos Caetano resiste, o qual explica que “isto não é uma vida fácil, é um tanto ou quanto difícil [no Algarve é pior], sim, no Algarve isto é uma complicação, mantermo-nos assim nós temos que estar com pessoas que têm este pensamento e que querem fazer isto…”
Sem margem para dúvida o cunho dos IRIS foi e sempre será o sotaque algarvio, do qual Domingos Caetano se orgulha e salienta que “há muita gente que usa isso para nos afundar. Temos sentido e continuamos a sentir isso na pele.”
Apaixonando pela música tradicional, Domingos fala do projeto paralelo aos IRIS, intitulado ‘Feijão com Massa’. No que diz respeito a concertos, na celebração dos 45 anos, há muitos para fazer este ano por esse país fora, quanto a música nova, a banda já tem vários temas prontos, está a preparar um novo álbum, com calma, do qual fará parte o single recentemente lançado “Não te Deixes ir Abaixo”, ligado ao projeto ‘Prometo Viver’.
Esperemos por mais música original da banda que nas palavas de Domingos Caetano “nós levamos o Algarve para todo o lado.” Parabéns IRIS.