“O Surfista do Amor” - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

25 agosto, 2023

“O Surfista do Amor”


Querida avó, Vivemos estes dias da JMJ com grandes ondas de amor e ensinamento com as palavras ditas pelo Papa Francisco. Foi com alguma emoção e proximidade que assisti a tudo.
 
Não imaginas como estavam as ruas junto da tua casa, em Lisboa. Foram milhares de pessoas que se concentraram junto da Nunciatura na esperança de ver o Papa. Umas tiveram mais sorte do que outras. Mas e emoção e alegria eram comuns a todos os que aguardavam pacientemente.
 
Se estivesses em Lisboa tínhamos ficado com vergões nos braços de tantas horas passadas à janela a ver todo este movimento. 
 
Durante longos meses o assunto foi o custo da JMJ. Também se comentou a incapacidade de organização e que as coisas não iam estar prontas a tempo, como se não conhecessem a fibra de que são feitos os portugueses. 
 
Nunca se tinha visto tanta gente junta. Foi como um grande festival "Tejo - Trancão" mas que uniu Portugal, e grande parte dos portugueses, de norte a sul do País. 
 
E agora que o Papa partiu? O mundo vai ficar diferente? Durante quanto tempo? Será que as mensagens do Papa, vão, como dizia a minha avó "entrar por um ouvido e sair por outro"?
 
Sempre que posso fujo das pessoas negativas. Estas têm sempre um problema para cada solução. 
 
Muitos vivem no jugo e pouco ou nada fazem para de lá sair. Tantos que passam a vida a olhar para a felicidade dos outros sem lutar pela própria felicidade. 
 
Mais do que ouvir as palavras do Papa é preciso saber interpretá-las. De preferência da forma correta e não da forma como dá jeito a cada um. 
 
O Papa não resolveu os nossos problemas. Alerto-nos e tentou despertar-nos. Cabe a cada um de nós fazer o seu papel.
 
Na Igreja cabem «todos, todos, todos»: O apelo do Papa à inclusão; «Não tenham medo»: a esperança do Papa no futuro;  «O único momento em que é lícito olhar alguém de cima para baixo é para o ajudar a levantar». Tanto para aprender.
 
Bjs
 
Querido neto, Que dias intensos estes da JMJ. Milhares de pessoas por todo o lado. Eu sempre colada à televisão para não perder nada.
 
Nestes últimos dias convivemos com o Papa de manhã à noite. Embora o que tenha trazido o Papa a Lisboa tenham sido os jovens, como sabes o Papa Francisco tem uma grande dedicação pelos mais velhos. Devíamos ter participado na JMJ. Mas, para uma octogenária, pareceu-me demais. Preferi ver tudo na televisão e através das fotos e vídeos que me foste enviando.
 
Dou comigo a pensar em todos os Papas que eu já conheci.
 
Em 1958, estava em Roma. Os tios que me criavam eram ferozmente laicos e agnósticos. Igreja, nem vê-la. Mas o padre da aldeia em que tinham nascido ia lá almoçar todos os domingos.
 
E um dia quiseram ir a Roma ver o Papa - na altura João XXIII. Falaram com todos os padres que conheciam e estes falaram com outros - e em 1958 eu estava com eles no Vaticano, junto de João XXIII. Eu tinha 15 anos, mas foi o Papa que mais me impressionou. Aqueles olhos azuis marcaram-me para sempre.
 
Anos mais tarde, com os missionários combonianos, com quem trabalho há muitos anos, fui a Roma ver o Papa João Paulo II. Anos mais tarde, por intermédio do bispo D. Carlos Azevedo, de quem sou muito amiga, estive com o Papa Bento XVI quando da sua vinda a Lisboa.
 
Gostava muito de ter visto o Papa Francisco. Até porque todos os Papas ficam na Nunciatura, que é mesmo em frente da minha casa de Lisboa, mas não consegui ir a Lisboa. No entanto não perdi nada do que a televisão transmitiu. 
 
Depois destes dias - temos agora de esperar pelo próximo Papa. Que eu tenho (quase…) a certeza de que será português e será o meu amigo Zé.
 
Ou seja, o Cardeal D. Tolentino Mendonça.
 
Achas que as pessoas podem beijocar e tratar por tu um Papa?? Investiga… e depois diz-me.
 
Bjs