Beato Vicente homenageado pelo Município de Albufeira recordando tradição religiosa - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

25 agosto, 2023

Beato Vicente homenageado pelo Município de Albufeira recordando tradição religiosa

No ano em que se assinalam os 400 anos da partida do Beato Vicente para o Japão, a Paróquia de Albufeira e a Câmara Municipal voltam a homenagear o grande herói da terra, cujas celebrações decorrem durante quatro dias, 30 e 31 de agosto e 1 e 3 de setembro, sendo que no último dia do programa, decorre a típica Eucaristia da Festa em Honra do Beato Vicente de Santo António, às 17h00, seguida de procissão, a partir da Igreja Matriz.

Cumprindo a tradição, Albufeira volta a prestar homenagem a Beato Vicente de Santo António, precisamente no ano em que celebram os 400 anos da sua partida para o Japão, pelo que a Paróquia e a Câmara Municipal de Albufeira organizam um programa de eleição para recordar o herói da terra, que se sacrificou em Nagasaki em defesa dos direitos humanos e do cristianismo.

O programa de comemorações tem a duração de quatro dias: 30 e 31 de agosto e 1 e 3 de setembro. Dia 30 de agosto, a Igreja Matriz acolhe o 1º dia Tríduo do Beato Vicente, com o Terço Missionário, às 21h30; dia 31, decorre o 2º dia Tríduo do Beato, com a Adoração Eucaristia, às 21h30, também na Igreja Matriz. No dia 1 de setembro, às 21h30, celebra-se o 3º dia Tríduo de Beato Vicente de Santo António, com o concerto pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, na Igreja Matriz, juntamente com a Estreia do Hino do Beato Vicente, com letra do Padre Semedo de Azevedo.

No último dia das comemorações, dia 3 de setembro, às 17h00, realiza-se a Eucaristia da Festa em Honra do Beato Vicente de Sto. António, seguida de procissão, a partir da Igreja Matriz. O percurso da procissão passa pelos seguintes arruamentos: Rua da Igreja Nova; Rua Miguel Bombarda; Rua 1º de Dezembro; Av.ª do Ténis; Travessa Coronel Águas; Rua Latino Coelho; Esplanada Dr. Frutuoso da Silva; Praça Miguel Bombarda, onde irá decorrer o Sermão; com a procissão a terminar novamente na Rua da Igreja Nova (Igreja Matriz).

Recorde-se que, Vicente nasceu em 1590 no castelo de Albufeira. Os seus pais enviaram-no para Lisboa onde, depois de ter revelado talento na carreira eclesiástica, foi ordenado sacerdote aos 27 anos. Em 1623 foi para o Japão, onde se viu obrigado a mudar de traje e de nome, fazendo-se caixeiro-viajante pelas ruas de Nagasaki.

Passou por Espanha, México e Filipinas e acabou martirizado no Japão no ano de 1629. Vicente foi beatificado na Igreja Católica pelo Papa Pio IX a 7 de julho de 1867. Esta figura histórica foi reabilitada nos anos 60 do século XX pelo Padre Semedo de Azevedo, que a 3 de setembro de 1965 realizou o primeiro cortejo em honra deste filho da terra.

Beato Vicente homenageado pelo Município de Albufeira recordando tradição religiosa (regiao-sul.pt)