O passado foi ontem, o futuro é amanhã... perdão, é já hoje! - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

25 março, 2023

O passado foi ontem, o futuro é amanhã... perdão, é já hoje!



DOSE DIÁRIA

25.03.2023

Dose Diária

O passado foi ontem, o futuro é amanhã... perdão, é já hoje!

E, entretanto, não esquecer de adiantar a hora esta madrugada. Esta é a Dose Diária de hoje, 66 anos depois de a assinatura do Tratado de Roma criar a CEE (Comunidade Económica Europeia, para os mais jovens).

A visita de Xi Jinping a Moscovo pode muito bem constituir-se como um momento histórico de uma ordem mundial que já não é a mesma que conhecíamos. Quem o diz – escreve – é o José Couto Nogueira, e defende muito bem essa tese.

Têm vindo nos últimos dias a trocar entre si recados mais ou menos azedos na comunicação social. Mas, curiosamente, estão muito perto um do outro: S.Exas. o PR e o PM encontram-se na República Dominicana e discursam hoje na Cimeira Ibero-Americana.

Ainda sobre o azedume, um puxão de orelhas: a embaixadora americana na NATO diz que todos gostam muito de Portugal, e tal, mas que é preciso aumentar o investimento na Defesa, até se atingir os 2% do PIB a que todos os membros estão obrigados.

Entre 1501 e 1504, Michelangelo Buonarroti esculpiu o ‘David’, um dos mais altos píncaros da Arte e da Cultura mundiais. Menos em Tallahassee, F-L-A, US of A, onde, em 2023 (!), a estátua é considerada pornográfica (!!). Perdoai-lhes, Senhor...

Por cá, sabe a muito pouco, diz a oposição: o Governo, com o ministro das Finanças à cabeça, anunciou ontem novas medidas de apoio às famílias e à economia. Na prática, o que valem estas medidas na altura de comprar produtos alimentares?

Por falar em Fernando Medina, aguarda-se a sua posição mas, até lá, os pilotos da TAP irão fazer greve na Páscoa, entre 7 e 10 de abril – ideal para os interesses da companhia: agora que houve lucro, vamos lá reivindicar mais e mais. Talvez os contribuintes se devessem juntar e exigir: agora que houve lucro, devolvam-nos os 3200 milhões.

Desta vez não é culpa do Governo, é uma cortesia do horário de verão: este fim de semana dormimos menos 60 minutos. E só em finais de outubro é que nos devolvem esta horita.

Antes disso, há que apagar as luzes lá de casa, em prol do planeta... não, em prol mas é de nós! O planeta vive(rá) muito bem, muito obrigado, depois de desaparecermos deste pontinho azul no meio da imensidão do Espaço. Hoje às 20h30, desligar as luzes durante os mesmos 60 minutos que iremos dormir a menos.

Arranca este fim de semana no Algarve o MotoGP 2023, com duas grandes novidades: novas corridas Sprint, aos sábados, e Miguel Oliveira aos comandos de uma Aprilia, (também) aos domingos.

Do lado da bola, a Seleção Nacional treinou na Cidade do Futebol e por esta hora voa para o Luxemburgo, para a segunda jornada da qualificação para o Euro 2024. Todos os jogadores à disposição do selecionador Martínez, a missão é apenas uma: ganhar.

Por falar em selecionador, o nosso “ex”, o engenheiro do Euro, estreou-se pela Polónia da pior forma: aos 180 segundos de jogo já perdia por 2-0 na República Checa e até ao final não conseguiu evitar a derrota. Do lado positivo, as palavras de João Cancelo sobre a ingratidão e o muito que Portugal lhe deve.

Até segunda-feira em mais uma Dose Diária. Bom fim de semana!