O novo projeto pretende guiar o visitante pelo território algarvio, promovendo a descoberta do vinho da região, dos seus produtores e da riqueza e diversidade do território.
Após o lançamento do Algarve Wine Tourism na Wine & Travel week, no Porto, em Fevereiro, e na BTL, em Lisboa, no início de Março, a apresentação teve lugar no dia 23 de Março, no Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira, parceiro dos Vinhos do Algarve e da nova Rota dos Vinhos do Algarve.
A sessão contou com a presença das entidades oficiais (CCDR Algarve, Direcção Regional de Agricultura e Pescas, Região de Turismo do Algarve) e de representantes de Municípios e Associações regionais e nacionais, bem como da comunicação social. Vários foram os produtores que fizeram questão em marcar presença no programa de apresentação.
Após a apresentação oficial e entrega da placa de aderente da Algarve Wine Tourism ao Hotel Porto Bay Falésia, seguiu-se visita e almoço na Quinta da Tôr, em Loulé, e por fim, visita à Quinta do Canhoto, em Albufeira, tendo sido atribuída a ambas as quintas a placa de aderente à nova Rota dos Vinhos do Algarve.
Para finalizar o programa do dia, foi realizada uma prova especial tendo como tema "Negra Mole – A expressão de um terroir", conduzida pelo sommelier Miguel Martins.
O Algarve Wine Tourism é a rota que combina vinhos e experiências, da região do Algarve.
Implementada pela Comissão Vitivinícola do Algarve e lançada em Fevereiro de 2022, a rota integra, ao momento, mais de duas dezenas produtores de vinho com atividades propostas, divididas em três categorias, com ligação ao vinho: Gastronomia, Lazer e Património.