Mondego volta a avariar: Navio teve de abortar missão e foi rebocado para a Madeira - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

28 março, 2023

Mondego volta a avariar: Navio teve de abortar missão e foi rebocado para a Madeira

O NRP Mondego voltou a sofrer uma avaria quando seguia rumo às Ilhas Selvagens e teve de ser rebocado de volta para a Madeira, abortando a missão que iria fazer.

O navio está agora, segundo a RTP, atracado no Porto do Caniçal. A embarcação iria às Selvagens para efetuar a rendição de uma equipa de vigilantes que se encontrava naquele local.

O problema ainda não tem origem confirmada oficialmente, sendo que terá ocorrido quando o Mondego saiu do Funchal, com atraso, já depois das chaminés terem emitido grandes quantidades de fumo, também ainda por explicar.

A missão que iria desenvolver, e que acabou abortada, seria a primeira desde a polémica com 13 militares da Marinha que recusaram embarcar no Mondego, alegando falta de condições a bordo para desempenharem as funções.

Já esta segunda-feira, a embarcação não tinha saído para uma missão devido a um "contratempo" não explicado.

Em relação à polémica com os 13 militares, a Marinha já negou entretanto ter "apagado qualquer prova" da alegada falta de condições, isto depois dos advogados dos envolvidos terem afirmado que teria havido ocultação de indícios, sustentando que uma inspeção apurou "as avarias em questão que, contudo, não eram impeditivas do cumprimento da missão em segurança", e que as mesmas foram reparadas.

Recorde-se que os militares recusaram cumprir a missão que seria de acompanhamento de um navio russo ao largo de Porto Santo.

Há cerca de uma semana o Ministério Público suspendeu a audição dos 13 militares, que se esperava serem ouvidos pela Polícia Militar no âmbito do inquérito desencadeado pela Armada. Os militares enfrentam também processos disciplinares por desobediência.

Mondego volta a avariar: Navio teve de abortar missão e foi rebocado para a Madeira (sapo.pt)