Deus nos livre de mais achas para a fogueira! - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

14 março, 2023

Deus nos livre de mais achas para a fogueira!


DOSE DIÁRIA

14.03.2023

Dose Diária

Deus nos livre de mais achas para a fogueira!

Está longe de se considerar extinto o fogo que assola a Igreja em Portugal. A cada investigação, novos dados, novas suspeitas, novos avanços e recuos da parte de quem tem responsabilidades no Episcopado português. Esta é a Dose Diária de hoje, Dia de Pi (em português 14 do 3, em inglês 3/14).

A TVI apresentou ontem uma reportagem que implica o bispo José Ornelas no encobrimento de um padre ainda no ativo. Prontamente a Conferência Episcopal Portuguesa desmentiu, alegando que o bispo nem se encontrava em Portugal nessa altura.

Mas, já hoje, a TVI (através da jornalista Sandra Felgueiras) desmente o desmentido da Igreja e “mantém tudo o que disse” (sic) na dita reportagem. E agora?

A Deus o que é de Deus, a César o que é de César: como se enquadram os crimes de abuso sexual à luz do Direito Civil e do Direito Canónico? É que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

Nos Estados Unidos, o presidente Biden bem tenta controlar o flagelo da posse de armas, mas é (quase) escusado. A teia legislativa é de tal forma apertada que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que... já se sabe o resto.

E é precisamente de economia e de EUA que trata este artigo: Silicon Valley Bank – a sua falência irá propagar-se como em 2008? Ou as semelhanças com o tristemente célebre Lehmann Brothers ficam-se por aí?

Tecnicamente, o mundo ainda está em pandemia – a OMS apenas deverá dá-la por terminada em abril. Não obsta que ninguém se lembre da COVID-19. Prova disso é o Governo português, que se prepara para revogar toda a legislação que criou para o efeito.

Por falar no Governo, Portugal cumpriu as metas da UE no que respeita às energias renováveis e à eficiência energética. Mas nem tudo são rosas: há que gerir melhor a água e os resíduos, e na economia circular estamos longe de estar bem.

Viajar também pode (e devia) ser um retorno às origens. É o caso de um projeto que faz renascer as quintinhas saloias, pequenos espaços de vida comunitária, bem no meio da intensa atividade turística da vila de Sintra.

Terminados os Óscares, como foram as audiências da cerimónia de 2023? Subiram pelo segundo ano consecutivo, isso é bom. O que é menos bom é esta 95.ª edição dos prémios da Academia ter ficado em terceiro lugar... a contar do fim.

Hoje e amanhã jogam-se as segundas mãos dos oitavos da Champions. E uma delas diz-nos respeito: o FCP recebe o Inter esta noite e procura anular o 0-1 de Milão. Se o conseguir – não seria a primeira vez contra clubes italianos – o Porto junta-se ao Benfica numa inédita presença de duas equipas portuguesas nos quartos de final.