O presépio "Do Lixo Faço Arte", da autoria e conceção de António Costa, vai estar parente em Mértola, na Casa do Povo de Santana de Cambas, até dia 6 de janeiro, e pode ser visitado das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Mértola explica que "todos os anos o artista renova o presépio com novos cenários, através da utilização de materiais que já não cumprem a sua função original, como é o caso de tecidos, papel, objetos cerâmicos e motores de eletrodomésticos".
Assim, "com muita arte, dedicação, engenho e imaginação, o artista dá vida às personagens ao apostar no movimento, nos sons, nos cheiros e na iluminação num cenário único e deslumbrante".
De acordo com o Jornal de Notícias, a obra é dedicada ao filho Ricardo, que morreu atropelado no dia 19 de novembro de 2021. A exposição tem uma área de 250 metros quadrados e é composta por 55 imagens em tamanho real. Desde o Menino Jesus, José e Maria aos três Reis Magos e aos anjos, a obra representa uma viagem única pela quadra natalícia.
A ideia de construir a cena mais icónica do Natal nasceu em 2001, quando, numa viagem da autarquia, António visitou o Vaticano e viu um presépio que nunca mais lhe saiu da cabeça. No ano de estreia, a mostra teve sete imagens, que aumentou em 2015 para 30 e em 2019 para 46. No ano passado, contou com mais de meia centena de figuras.
Fotografia de jn.pt