Este anúncio representa o culminar de um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades. Na sequência da pré-seleção concluída em março deste ano, a lista inicial foi reduzida a quatro candidaturas, de entre as quais sairá agora a cidade vencedora: Aveiro, Braga, Évora ou Ponta Delgada.
Na última semana realizaram-se visitas técnicas a cada uma das cidades em processo de seleção e já em Lisboa têm decorrido, dias 5 e 6, as audiências finais com as delegações das quatro finalistas. Na conferência de imprensa, após o anúncio ser feito pela presidente do júri, tomará a palavra o representante da cidade eleita.
A tomada desta decisão está a cargo de um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).