Forças de segurança e as mensagens de ódio nas redes - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

17 novembro, 2022

Forças de segurança e as mensagens de ódio nas redes



17 Novembro, 2022
Partilhar . Subscrever
Paulo Alexandre Amaral
Jornalista RTP
Paulo Alexandre Amaral

 

Boa Tarde

A seleção nacional tem hoje o derradeiro teste para o Mundial do Catar com o jogo marcado para esta noite frente à Nigéria de José Peseiro. A partida passa na RTP1 com emissão a partir das 18H38. A utilização das redes sociais por membros das forças de segurança para alegadamente divulgarem mensagens de ódio está também hoje na agenda do dia depois da publicação de uma reportagem por um consórcio de jornalistas. Entretanto, a polémica que opõe Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, ao primeiro-ministro tende a esvaziar-se. E, nos Estados Unidos, os republicanos asseguraram a Casa dos Representantes, depois de os democratas terem garantido o Senado. No diário da guerra da Ucrânia, Zelensky insiste que o míssil caído na Polónia tem a marca russa.

 


Mensagens de ódio. GNR garante prevenção, sindicato da PSP questiona contexto

 

Mensagens de ódio. GNR garante prevenção, sindicato da PSP questiona contexto

 

Um consórcio de jornalistas de investigação publicou uma reportagem de Pedro Coelho, Filipe Teles, Cláudia Marques Santos e Paulo Pena na SIC, no Setenta e Quatro, no Expresso e no Público que mostra a utilização das redes sociais, por parte de efetivos das forças de segurança, para ações proibidas pela lei e pelos regulamentos internos. A Guarda Nacional Republicana já reagiu às notícias de "atos de discriminação e xenofobia demonstrados nas redes sociais" por membros das forças de segurança. Recorda a Guarda que "tem implementado o Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação". As estruturas sindicais da PSP manifestaram estranheza face ao contexto da divulgação da reportagem.


Banqueiros não mostram interesse em ler livro de Carlos Costa

 

Banqueiros não mostram interesse em ler livro de Carlos Costa

 

As acusações trocadas entre Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, e o primeiro-ministro António Costa prometiam aquecer o ambiente político das próximas semanas, mas a polémica pode estar já a esvaziar-se. Os presidentes dos maiores bancos desvalorizaram o livro de memórias do ex-governador, dizendo que as críticas e acusações de Carlos Costa são da esfera política. Preferem falar do futuro, sublinham.


Contrariando Ocidente, Zelensky insiste em marca russa de míssil que atingiu Polónia

 

Contrariando Ocidente, Zelensky insiste em marca russa de míssil que atingiu Polónia

 

"Não tenho dúvidas de que este míssil não era nosso", disse o presidente ucraniano num vídeo transmitido nas redes sociais, reforçando que a Ucrânia quer integrar o grupo internacional que está a investigar o incidente de terça-feira com um projéctil a atingir território polaco, matando duas pessoas. "Acredito que foi um míssil russo, de acordo com o relatório dos militares ucranianos", acrescentou Volodymyr Zelensky, contrariando as informações divulgadas ontem pela NATO.


Republicanos recuperam maioria na Câmara dos Representantes

 

Republicanos recuperam maioria na Câmara dos Representantes

 

Com este resultado, o Congresso norte-americano regressa ao modelo de "casa dividida", com o Senado controlado pelos democratas e a Câmara dos Representantes liderada pelos republicanos, que asseguraram os 218 lugares necessários para uma maioria na câmara. É uma vitória que pode resultar num obstáculo à estratégia política do presidente Joe Biden para os próximos dois anos.


Mike Pence. Ex-vice de Trump recusa-se a depor sobre invasão do Capitólio

 

Mike Pence. Ex-vice de Trump recusa-se a depor sobre invasão do Capitólio

 

O ex-vice-presidente da Administração Trump descartou nas últimas horas vir a depor diante do comité que está a conduzir o inquérito sobre o ataque de 2021 ao Capitólio, em Washington. Em entrevista às estações norte-americanas CBS e CNN, tendo em vista promover um novo livro, Mike Pence referiu-se ao inquérito em curso como partidário, sustentando que os congressistas "não têm o direito" de o obrigar a depor. Estas palavras configuram uma mudança de posição face a agosto, quando Pence admitiu depor se tal lhe fosse solicitado.


Alterações climáticas. Degelo de glaciares pode libertar toneladas de bactérias

 

Alterações climáticas. Degelo de glaciares pode libertar toneladas de bactérias

 

Os glaciares são enormes corpos de gelo em movimento lento que se formaram ao longo de centenas ou milhares de anos. Com o aquecimento global, estão a derreter a um ritmo preocupante, provocando a subida do nível do mar. Grandes quantidades de bactérias podem ser libertadas à medida que os glaciares derretem e os cientistas estão preocupados com a possibilidade de agentes patogénicos, potencialmente nocivos, chegarem a rios e lagos. Investigadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales, analisaram a água do degelo de oito glaciares na Europa, América do Norte e em dois locais da Groenlândia e insistem na necessidade de agir rapidamente para travar o aquecimento global.


Lula da Silva promete luta cerrada contra desmatamento da Amazónia

 

Lula da Silva promete luta cerrada contra desmatamento da Amazónia

 

O presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, promete uma luta cerrada contra o desmatamento da Amazónia, que avançou com grande força no mandato de Jair Bolsonaro. Palavras de Lula da Silva deixadas na Conferência do Clima, no Egito.


José Luís Peixoto sobre Saramago: "Não deixou ninguém indiferente"

 

José Luís Peixoto sobre Saramago: Não deixou ninguém indiferente

 

José Luís Peixoto deu vida a José Saramago na sua obra "Autobiografia" (2019). "Se colocar José Saramago no centro de um romance foi, por um lado, uma ousadia (…), por outro lado também é, claramente, uma homenagem", declarou em entrevista ao Telejornal da RTP. Para o escritor, José Saramago "foi alguém que não deixou ninguém indiferente, não só com a sua obra mas também com a sua presença, o seu ativismo".


Entrevista. Cristiano Ronaldo ouviu o coração na recusa ao City

 

Entrevista. Cristiano Ronaldo ouviu o coração na recusa ao City

 

Cristiano Ronaldo assumiu que "esteve perto" de trocar a Juventus pelo bicampeão inglês Manchester City em 2021, mas a história construída no vizinho Manchester United trocou os planos. "Honestamente, esteve perto. Foi algo que falaram imenso. O (Pep) Guardiola (treinador do Manchester City) disse há semanas que tentaram muito ter-me, mas tenho a minha história no Manchester United. Fiquei surpreendido, mas foi uma decisão consciente, já que o coração falou mais alto nessa altura", notou o capitão da seleção portuguesa, cuja primeira parte da entrevista concedida a um canal televisivo britânico foi divulgada esta quarta-feira.


Portugal enfrenta Nigéria no último teste para o Mundial2022

 

Portugal enfrenta Nigéria no último teste para o Mundial2022

 

Portugal enfrenta esta noite a Nigéria naquele que será o único desafio de preparação com vista ao Mundial2022 do Catar. Cristiano Ronaldo vai falhar o encontro devido a um problema gástrico. O duelo com a seleção africana, liderada por José Peseiro, poderá dar algumas "luzes" sobre a forma como Portugal irá alinhar na estreia com o Gana.




A não perder
Missão Artemis I. A preparar o regresso à Lua

 

Missão Artemis I. A preparar o regresso à Lua

O regresso à Lua não ficou esquecido e o mundo volta a ter os olhos em Cabo Canaveral. Depois da missão Apollo, que entre 1969 e 1972 levou 18 astronautas até ao satélite natural da Terra, surge agora a missão Artemis para retomar as "pegadas" deixadas pelos 12 astronautas que deixaram a "impressão digital" humana no solo lunar. O Nuno Patrício faz aqui uma revisão da matéria dada com este novo de "salto de gigante" em que a NASA assume a missão de levar à Lua uma nova geração de astronautas já a partir de 2025.