A partir de 1967, o dia 2 de abril passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e o papel fundamental dos livros durante a infância.
Em Portugal, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, a Direcção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) disponibiliza todos os anos um cartaz, da autoria do ilustrador, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração. Em 2022, o cartaz é da responsabilidade do artista André Carrilho (1974 -), vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2021 e transmite a ideia de que um livro e uma história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar.
Mais informações disponíveis aqui – cartaz
Em 2022, o International Board on Books for Young People (IBBY) do Canadá é o principal patrocinador da efeméride, sendo responsável pela escolha do tema, seleção do autor da mensagem e seleção do ilustrador do cartaz. Richard van Camp – escritor canadiano, é o responsável pela mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2022, intitulada, Stories are wings that help you soar every day, enquanto, que o cartaz é da responsabilidade da artista e ilustradora, Julie Flett.
Mais informações disponíveis aqui – cartaz