24 de Outubro | Dia das Nações Unidas - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

24 outubro, 2024

24 de Outubro | Dia das Nações Unidas

Dia das Nações Unidas

 

Hoje celebramos o Dia das Nações Unidas, uma data emblemática que marca o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas. Esta celebração relembra a missão global da ONU na promoção da paz, da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

 

 (un.org)

 

Entre 25 de abril e 26 de junho de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, representantes de 50 países reuniram-se na Conferência das Nações Unidas, em São Francisco, Califórnia, para a criação de uma nova organização internacional. Durante os dois meses seguintes, redigiram uma Carta, a qual lançou as bases desta nova Organização, que, deseja-se, impediria uma guerra mundial como a que acabavam de viver.

 

Quatro meses após o término desta Conferência, a Organização das Nações Unidas começou oficialmente a existir. Estávamos a 24 de outubro de 1945, quando a China, França, União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos e uma maioria dos outros signatários ratificaram a Carta das Nações Unidas.

À data de hoje, 79 anos depois, as Nações Unidas continuam a trabalhar para manter a paz e a segurança internacionais, a prestar assistência humanitária aos necessitados, a proteger os direitos humanos e a defender o direito internacional.

 

(Knotted Gun / UN / Mark Garten)

 

Não existe outra organização global com a legitimidade, o poder de influência e o impacto normativo das Nações Unidas. Nenhuma outra organização dá esperança a tantas pessoas, de um mundo melhor e de proporcionar um futuro que todos desejamos. Infelizmente, raramente foi tão urgente, como é hoje, a união de todos os países, para cumprirem a promessa das Nações Unidas.

  

 

A ONU

  • Assiste e protege 117 milhões de pessoas que fogem da guerra, da fome e da perseguição.
  • Fornece alimentos e assistência a 160 milhões de pessoas em mais de 120 países e territórios.
  • Coordena um fundo de 55 mil milhões de dólares para as necessidades humanitárias de 248 milhões de pessoas.
  • É responsável pela Organização Internacional do Trabalho, que desenvolveu e implementa um sistema de 11 normas laborais internacionais de base, que definem princípios fundamentais para evitar condições de trabalho exploradoras.
  • Fornece vacinas a 45% das crianças do mundo, ajudando a salvar 3 milhões de vidas por ano, e apoia mais de 30 milhões de mulheres por ano com serviços de saúde sexual e reprodutiva.
  • Implementa o respeito pelos direitos humanos e alerta os países para eventuais falhas, protegendo e promovendo mundialmente através de 80 tratados/ declarações.
  • Trabalha com 196 nações para manter o aumento da temperatura mundial abaixo de 2 oC e enfrenta a crise hídrica mundial, que afeta mais de 3,6 mil milhões de pessoas.
  • Procura manter a paz mundial, com 87.000 capacetes azuis em 12 operações em todo o mundo.
  • Promove a Agenda 2030 e o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.