Top job para Costa - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

28 junho, 2024

Top job para Costa


 

Top job para Costa

 

António Costa é o próximo presidente do Conselho Europeu, órgão político e estratégico onde têm assento os líderes executivos de todos os Estados-membros da União. O antigo primeiro-ministro vai cumprir um mandato de dois anos e meio que terá início em dezembro. A escolha foi anunciada ontem à noite, ao mesmo tempo que Ursula von der Leyen e Kaja Kallas eram confirmadas na presidência da Comissão Europeia e na liderança diplomática da União, respetivamente. Costa abraça o novo cargo com "enorme sentido de missão" e compromete-se a trabalhar pelo reforço da unidade dos Estados europeus perante a adversidade.


Reações

 

Reações

 

O Presidente da República congratula-se com a escolha do primeiro português para chefiar o Conselho Europeu, adjetivando-a de "magnífica para Portugal e para a Europa". O primeiro-ministro também quis deixar uma pública "palavra de regozijo e satisfação, em nome do Governo de Portugal", a António Costa. Como seria de esperar, as reações à eleição de Costa têm-se multiplicado ao longo da manhã.


Hierarquia fechada

 

 

Para além do que coube a António Costa, os top jobs da hierarquia política europeia que estavam em causa são mais dois: a alemã Ursula von der Leyen viu confirmado o segundo (e último) mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia e a estoniana Kaja Kallas susbstituirá Josep Borrell no cargo de Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.


Pergunta e resposta

 

Pergunta e resposta

 

Cavaco Silva regressou hoje às colunas de opinião do Expresso propondo-se responder a uma longa, e complexa, pergunta: "Qual a probabilidade de um salto em frente do bem-estar das famílias portuguesas nos próximos 10 anos?". O ex-Presidente e ex-primeiro-ministro apresenta duas possíveis soluções para este problema.


Comboios parados

 

Comboios parados

 

A plataforma sindical que organizou a greve dos trabalhadores da CP afirma que o protesto está a ter uma adesão "praticamente total" em termos nacionais, excetuando os serviços mínimos legalmente obrigatórios.


Insuficiência, degradação, desorganização

 

Insuficiência, degradação, desorganização

 

Faltam pessoas, equipamento e instalações que permitam o desempenho condigno das funções atribuídas às forças de segurança. São conclusões que se incluem neste relatório da Inspeção-geral da Administração Interna a que a RTP teve acesso e que segue a uma ação inspetiva que levou a IGAI a 70 locais sem aviso prévio.


Vulcão de Santa Bárbara

 

Vulcão de Santa Bárbara

 

Nos últimos dois meses, a atividade sísmica registada na ilha Terceira tem-se situado "francamente acima dos níveis normais", atesta o Instituto de Vulcanologia dos Açores. Por isso, o estágio de alerta foi atualizado, mas as autoridades garantem que não há motivos para alarme da população.


Nervoso miudinho

 

Nervoso miudinho

 

"Há pânico no Partido Democrata", diz-se nos EUA depois do desempenho titubeante do octogenário Joe Biden no debate com Donald Trump, de 78 anos. Por outro lado, o magnata da construção civil e ex-Presidente foi apanhado diversas vezes a mentir. Portanto, numa perspetiva mais geral sobre as conclusões a retirar do frente-a-frente entre os principais adversários na corrida presidencial americana, talvez se possa igualmente dizer que há motivos para preocupação na Casa Branca e… no mundo?


Depois de Raisi

 

Depois de Raisi

 

O Irão está hoje a votos para eleger um novo presidente após a morte de Ebrahim Raisi, no mês passado, na sequência do despenhamento do helicóptero em que seguia.


"O partido não é perfeito"

 

O partido não é perfeito

 

Uma reportagem do Channel 4 feita a propósito das eleições da próxima semana no Reino Unido captou um alto represente do partido Reform UK, de extrema-direita, a defender que os migrantes deviam ser abatidos a tiro quando chegam às praias, entre outros comentários xenófobos que aludiram inclusivamente ao seu atual primeiro-ministro Rishi Sunak. Nessas declarações, Andrew Parker dispara a eito e também não poupa os honossexuais. O líder Reform UK, Nigel Farage, figura de destaque do Brexit, comentou as palavras incendiárias de Parker dizendo que o seu "partido não é perfeito".


Manuel Fernandes (1951-2024)

 

Manuel Fernandes (1951-2024)

 

Sucedem-se as reações de pesar à notícia da morte de Manuel Fernandes, goleador ímpar e lenda do Sporting Clube de Portugal. O país futebolístico, e não só, presta homenagem ao eterno capitão dos leões, desaparecido esta quinta-feira aos 73 anos.




A NÃO PERDER

 

Quer uma sugestão diferente para o fim-de-semana? E que tal um saltinho até Paredes, para assistir – ou até participar, se preferir – no primeiro Campeonato Nacional de Puzzles?