A edição deste ano da Feira de São João, em Évora, que tem como tema central os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, abre portas na sexta-feira no renovado recinto do Rossio de São Brás.
O espaço onde tradicionalmente decorre o certame, ‘às portas’ do centro histórico, está a ser requalificado, mas as obras foram interrompidas para a realização da feira, realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.
“A obra não está concluída”, vincou o autarca alentejano, salientando que está terminada “a componente considerada essencial, nomeadamente a parte central do Rossio e as zonas adjacentes, em particular junto ao parque infantil”.
Organizada pelo município em parceria com agentes e entidades do concelho e da região, a Feira de São João, considerado “um dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo”, vai prolongar-se até ao dia 30.
Pinto de Sá realçou que uma das novidades é a renovação do espaço onde se realiza a feira, devido às obras de construção de uma ligação pedonal e ciclável entre a estação ferroviária e o centro histórico e que atravessa o Rossio de São Brás.
A empreitada, num investimento de 1,2, milhões de euros, inclui, entre outras intervenções, a requalificação da área central do Rossio e das zonas adjacentes ao chafariz do Rossio, ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra e ao parque infantil.
“Depois da feira, a obra continuará para se completar o restante” dos trabalhos, adiantou, prevendo que a empreitada se possa prolongar durante mais três meses.
Quanto ao certame, o presidente do município assinalou que o tema central serão os 50 anos do 25 de Abril, com a decoração da feira e muitas das iniciativas dedicadas a esta efeméride, como a exposição de uma chaimite (viatura militar historicamente associada à revolução).
De resto, sublinhou o autarca, a câmara procurou “melhorar o esquema de implantação” da feira e alguns espaços foram alterados “com base nas opiniões e críticas” que chegaram ao município.
A programação abarca espetáculos de música, exposições, uma mostra de atividades económicas e sociais, atividades desportivas, animação e gastronomia, com destaque para as tradicionais tasquinhas.
O cartaz de espetáculos apresenta, entre outros, concertos com Buba Espinho (sexta-feira), Dino d’Santiago (sábado), Van Zee (domingo), Ricardo Ribeiro (segunda-feira), Capitão Fausto (dia 27), Carolina Deslandes (dia 28), Rui Veloso (dia 29) e Ivandro (dia 30).
O Espaço Criança, uma mostra agropecuária e uma ‘fanzone’ para o público poder acompanhar os jogos do Campeonato da Europa em futebol são outros dos atrativos do certame.
Criada por alvará de D. Sebastião, a Feira de São João realizou-se pela primeira vez em 24 de junho de 1569.
ODigital.pt https://ift.tt/Smw6CIF