Salário Mínimo Nacional - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

27 agosto, 2023

Salário Mínimo Nacional

São excelentes notícias para o País e uma importante consequência das políticas públicas implementadas pelo Governo, com o apoio do Partido Socialista.

Os mais recentes dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social indicam que o peso do salário mínimo no conjunto dos salários recuou para o nível mais baixo desde 2016, apesar de "ter subido 50% e de termos mais um milhão de trabalhadores declarados à Segurança Social desde 2015", como referido pela Ministra Ana Mendes Godinho.

O número registado de trabalhadores a receber o Salário Mínimo Nacional tem prosseguido uma trajetória descendente, revelando o dinamismo de um mercado de trabalho que cresce em população empregada e nos respetivos rendimentos.

Os dados revelam ainda duas importantes mudanças estruturais no mercado laboral português. Para além de um aumento do salário médio, as disparidades salariais por género têm vindo a diminuir, com uma redução de 93% na desigualdade salarial entre homens e mulheres. Já no caso dos jovens trabalhadores, regista-se uma redução de cerca de 5% de trabalhadores até aos 25 anos a auferir o SMN.

Estas são as notícias e os resultados para os quais o Partido Socialista e o Governo trabalham diariamente, como disso foi exemplo um histórico acordo de concertação social assinado em 2022, que estabelece importantes aumentos salariais no horizonte da atual legislatura.