Há 40 anos foi exibido no canal 1 da RTP o primeiro episódio de uma das séries mais emblemáticas dos anos 80 intitulada "Verão Azul" ou no original "El Verano Azul".
A série capturou a essência do verão como nenhuma outra: a praia, as brincadeiras, os namoricos e os passeios, narrando as aventuras e desventuras de um grupo de jovens que se conhece durante as férias, em Nerja, Málaga. Soube também capturar os ventos de mudança que sopravam na Península Ibérica, procurando alterar mentalidades e abordando problemas da juventude e várias questões sociais como o divórcio, a sexualidade, o conflito de gerações, o direito ao protesto, o meio ambiente, a especulação imobiliária e a liberdade da nova geração.
O grupo de protagonistas era formado pelos irrequietos Tito e Piraña, pelas apaixonadas Beatriz e Desi e pelos rapazes Pancho, Javi e Quique, a que se juntavam os adultos Julia (uma pintora) e Chanquete (um velho pescador que vivia num barco). Estreada na TVE em 1981 a série foi um enorme sucesso a nível internacional. Em Espanha e em Portugal foi reposta várias vezes, com grande êxito, ao ponto de jovens e adultos que a recordavam, esperarem ansiosamente pelas férias grandes só para reverem o "Verão Azul".
O genérico, em que o grupo de amigos assobia o tema musical da série enquanto anda de bicicleta, ficou na memória dos telespectadores: https://museu.rtp.pt/coleccao-tv-radio/conteudos-televisao/236/verao-azul
Museu RTP