Que orgulho nesta equipa maravilha! - 'Tá de Levante|Sul Informação - 08 de Junho de 2023 - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

08 junho, 2023

Que orgulho nesta equipa maravilha! - 'Tá de Levante|Sul Informação - 08 de Junho de 2023


 Elisabete Rodrigues 

Que orgulho nesta equipa!

Olá, bom dia!

Esta manhã, vou começar por uma notícia que tem a ver connosco: a minha jovem colega Mariana Carriço recebeu ontem, em Lisboa, a Menção Honrosa que lhe foi atribuída no Prémio de Jornalismo "Os Direitos da Criança em Notícia".

O diploma que lhe coube foi-lhe entregue por Rosário Farmhouse, que eu, por acaso, até conheci numa outra entrega de prémios de jornalismo, igualmente ganho por uma jovem jornalista que então trabalhava comigo.

A Mariana Carriço começou a trabalhar connosco há cerca de um ano, primeiro num estágio-emprego, daqueles apoiados pelo IEFP, agora, desde há uns meses, como jornalista do quadro do Sul Informação. É, neste momento, o elemento mais jovem da nossa equipa. E é mais um elemento valioso desta nossa equipa

Confesso que, mesmo não sendo eu a ganhar este prémio, sinto um enorme orgulho. Como senti antes quando os premiados ou nomeados foram o Pedro, o Nuno ou o Hugo.

Aliás, na equipa do Sul Informação, eu sou, neste momento, a única que, pelo seu trabalho neste nosso jornal, nunca foi nomeada, muito menos premiada, a nível individual. De nada me valem os vários prémios de jornalismo que recebi quando era mais jovem, fui nitidamente ultrapassada por estes meus camaradas, cheios de sangue na guelra, todos eles premiados e/ou nomeados.

Que orgulho eu tenho neles!

(e nem vos falo ainda do fantástico número 2 da nossa revista DOIS, que estamos em fase final de produção, e que tão bem revela o talento desta nossa jovem equipa! Em breve haverá mais notícias sobre isso)

Sem modéstia afirmo: é mesmo uma «equipa maravilha», como ainda ontem disse uma grande amiga minha e deste jornal! Ela sabe a quem me refiro...

Mas entrando agora nas notícias que vos trazemos esta manhã: o Hugo Rodrigues dá conta de um outro prémio (mais um) para o Culatra2030, um projeto que temos acompanhado a par e passo.

É bem interessante este projeto, que junta a comunidade científica com os habitantes daquela ilha da Ria Formosa. Um excelente exemplo da importância que a ciência pode ter para a vida quotidiana de uma comunidade que vive sobretudo do mar e da ria. Leia aqui os pormenores.

Na nossa edição do Alentejo.Sul Informação, esta manhã damos conta de mais um festival, desta vez em Serpa

Mas não é único: também em Aljustrel vai haver a Feira do Campo Alentejano

Em ambos, há algo em comum: a valorização do património e do que a região alentejana tem de melhor, não virando a cara ao que pode vir de fora. 

Mas ontem demo-vos ainda várias notícias de grande importância. Como a de que a Volta a Portugal volta ao Algarve (a repetição é propositada!). Tendo em conta os pergaminhos da região algarvia no ciclismo, esta só pode ser uma boa notícia, para mais porque uma das etapas terminará em Loulé, terra de grandes ciclistas. Clique aqui para ler os pormenores.

Ficou ainda a saber-se que os dois médicos do hospital de Faro, cujas alegadas más práticas foram denunciadas, em Abril, por uma jovem médica interna do CHUA, foram suspensos pela Ordem dos Médicos. 

Este processo está longe de chegar ao fim, mas a decisão invulgarmente rápida – embora provisória - da Ordem parece indiciar que, com novo bastonário, alguma coisa poderá mudar na atuação daquela organização da classe médica. A ver vamos!

Enquanto a seca se acentua em todo o país e depois de, há dias, o ministro do Ambiente ter anunciado, no Algarve, querer lançar o concurso para construir a central de dessalinização até ao fim do corrente ano, ontem Duarte Cordeiro assumiu, pela primeira vez em público, que a localização escolhida para essa nova infraestrutura será o litoral do concelho de Albufeira

Ainda no dia anterior, o arquiteto paisagista Fernando S. Pessoa tinha publicado, no nosso Sul Informação, um artigo defendendo a urgência de construir e pôr a funcionar a central de dessanilização do Algarve. 

A dessalinização, porém, não é uma panaceia universal, pode mesmo criar sérios problemas, como se pode ler aqui... Será que alguém os vai ter em conta? 

Com cada vez menos chuva e mais calor, os recursos hídricos algarvios revelam-se escassos para todas as necessidades de uma região onde o turismo cresce, as atividades a ele ligadas crescem (nomeadamente o golfe e os espaços ajardinados com espécies que são grandes consumidoras de água) e até a agricultura intensiva cresce. 

A seca pôs a nu esta escassez e, desde o ano passado, a reboque dos fundos extraordinários do PRR, há vários investimentos em curso ou projetados para tentar resolver ou, pelo menos, remediar a situação.

Isto de ser jornalista há 38 anos (cumpridos em Maio passado) faz com que eu tenha uma memória mais alargada que a maioria em relação a certos factos. E nem preciso de ir muito longe para me lembrar que, em 2009, quando a Barragem de Odelouca entrou em funcionamento, foi dito pelos responsáveis que esta albufeira serviria para resolver os problemas do Algarve pelo menos nos 30 anos seguintes

Catorze anos depois, ou seja, menos de metade dos anos que era suposto Odelouca ser a panaceia para os nossos males de falta de água, eis que, afinal, se chega à conclusão de que não foi suficiente, é preciso mais. E mais. E mais. E mais. Até quando?

Hoje é feriado e dia santo religioso, por ser dia do Corpo de Deus. Para muitas crianças e jovens católicos deste nosso imenso Sul, é dia de primeira comunhão, de crisma, de comunhão solene. Em alguns locais, há procissões e outras celebrações religiosas. 

Mas, para a maioria dos algarvios é, simplesmente, dia de muito trabalho, a anteceder um fim de semana prolongado que, no caso de Lisboa, se prolonga até 13 de Junho, já na próxima semana. Há muitos turistas portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades a vir até cá, mesmo que o tempo não esteja tão ensolarado como eles esperariam. 

O Algarve depende do Turismo (e até o Alentejo depende cada vez mais desta atividade) pelo que todos estes feriados são sempre boa notícia!