Paulo Lima vence Prémio IMATERIAL - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

29 maio, 2023

Paulo Lima vence Prémio IMATERIAL

Na última noite do Festival Imaterial  damos os parabéns a Paulo Lima, vencedor do Prémio IMATERIAL, um antropólogo português que trabalha com o património como forma de intervenção política e cívica. Paulo Lima fez parte das equipas que conquistaram as inscrições do Fado, do Cante Alentejano, do Fabrico de Chocalhos e da Morna nas listas do Património Cultural Imaterial da UNESCO. A Fundação INATEL faz parte desta organização como consultora credenciada nesta área, contribuindo para a preservação do Património Imaterial.

Atualmente, Paulo Lima coordena a inscrição das bandas filarmónicas portuguesas na UNESCO.

Tivemos ainda nesta última noite dois concertos:
• Tautumeitas, um grupo de cinco mulheres que transformam canções tradicionais, com origem melódica, em algo facilmente identificável com a música pop global.
• Ganhões de Castro Verde, com a participação de Paulo Ribeiro para o espetáculo "O cante não cai do céu", que combina músicas do cancioneiro tradicional com novas composições escritas pelo ex-líder dos Anonimato. É um trabalho que busca renovar o repertório do Cante, trazendo novas perspectivas para uma música que é considerada Património Cultural e Imaterial da Humanidade. "Para que o cante não se esqueça de crescer para fora - e não para dentro".

A Fundação INATEL mais uma vez é co-organizadora deste Festival que une Patrimónios, Povos, Culturas e Gerações.