IVA zero: faltam quatro dias... - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

14 abril, 2023

IVA zero: faltam quatro dias...


DOSE DIÁRIA

14.04.2023



IVA zero: faltam quatro dias...

A partir da próxima terça-feira se verá o alcance da nova legislação e o impacto nos preços dos alimentos. Esta é a Dose Diária de hoje – há 158 anos, o presidente americano Abraham Lincoln era atingido a tiro quando assistia a uma peça de teatro. Morreria na manhã seguinte.

O diploma que regulamenta o chamado “IVA zero” é publicado hoje em Diário da República e entra em vigor na próxima terça-feira. A partir daí, veremos a evolução dos preços. Principalmente os dos produtos alimentares, que registam de longe as maiores subidas, bem acima da média da inflação.

Todo o mundo já foi (ou há-de ir) ao beija-mão a Xi Jinping. Lula da Silva, esse, até lá está. E o catalão Josep Borrell só não vai porque contraiu COVID-19 – lembram-se? era um vírus... Mas isso não impede o responsável pela política externa da UE de apelar ao líder chinês para intervir mais na guerra da Ucrânia.

Por falar nisso, a Rússia continua a contornar as sanções económicas impostas pelo Ocidente na sequência da agressão ao vizinho ucraniano – era como um “irmão”, não era? – e virou-se definitivamente para o Oriente: fornece agora cada vez mais petróleo e derivados à China, à Índia e à Turquia.

Em França, o Tribunal Constitucional decide hoje se o presidente Macron pode ou não ir para a frente com a legislação que aumenta a idade de acesso à reforma. Aceitam-se apostas: sobre isto e também sobre quando irão recomeçar as manifestações de protesto.

Cá pelo burgo, o deputado responsável pela estratégia socialista na comissão de inquérito à TAP retirou-se do cargo. Para permitir que os trabalhos prossigam sem serem prejudicados – Mme. Ourmières-Widener partiu a loiça toda e isso não estava nos planos – e porque está envolvido numa suspeita de perdão de dívida por parte da CGD.

A menos de quatro meses do arranque (previsto) da Jornada Mundial da Juventude, ainda se discute como atravessar o rio Trancão... mais uma vez iremos assistir ao jeitinho português de deixar todos os milagres para a última hora.

Os preços dos combustíveis voltam a registar uma tendência de descida do gasóleo (-1.5%) e de subida da gasolina (+1%). Isto é a partir de segunda-feira, por isso, condutores de veículos a gasolina, é atestar o depósito durante o fim de semana!

O Sporting dominou a ‘Vecchia Signora’ ontem à noite em Turim, mas não foi eficaz e acabou por perder o jogo por 1-0. A segunda mão, em Alvalade, irá decidir quem passa às meias-finais da Liga Europa.

A derrota dos “leões” significou a ultrapassagem dos Países Baixos a Portugal no ranking da UEFA. Menos um clube na Champions e menos uns belos milhões de euros nos cofres dos clubes portugueses. Os batavos aproveitaram e fizeram pirraça aos tugas... 

Até amanhã em mais uma Dose Diária.

SAPO