Do Egito a Copenhaga, passando pela ourivesaria - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

04 abril, 2023

Do Egito a Copenhaga, passando pela ourivesaria



 

Abril no Museu Gulbenkian

 

Depois de longos anos de trabalho, o Museu Gulbenkian lança, este mês, o catálogo dedicado à sua coleção de ourivesaria francesa do século XVIII

A apresentação do vaso canópico de Iunefer , vindo da Ny Carlsberg Glyptotek de Copenhaga, foi prolongada uma semana. Visite-o na galeria de arte egípcia do Museu Gulbenkian, até 17 abril, enquanto é preparada a chegada da próxima obra visitante do Museu.

No dia 22 de abril, comemore connosco o Dia da Terra! A programação deste dia estará brevemente disponível no nosso website.



Eventos e atividades



OFICINA PARA FAMÍLIAS

Carrinho das Artes

 

Sáb, 15 abr, 15:00, Museu Calouste Gulbenkian


VER PROGRAMAÇÃO



Ler, Ver, Ouvir


VISITA GUIADA ONLINE

Luís Araújo: Dois Grandes Faraós do Antigo Egito – Senuseret III e Ramsés II


Terminada a exposiçãoFaraós Superstars, o egiptólogo Luís Araújo e o curador João Carvalho Dias conversam, neste vídeo, sobre o que é isso de ser faraó. Sabe o que significa a palavra “faraó”? Não perca esta conversa, entre as obras da exposição, sobre dois dos grandes monarcas desta civilização.

VER VÍDEO


VISITA GUIADA ONLINE

Rogério Sousa: Os faraós malditos – Hatchepsut, Akhenaton, Nefertiti e Tutankhamon


O curador João Carvalho Dias e o egiptólogo Rogério Sousa conversam sobre alguns dos monarcas que os antigos egípcios tentaram eliminar da sua história. Ironicamente, alguns deles, como Nefertiti e Tutankhamon, tornaram-se milénios depois os " Faraós Superstars". Descubra neste vídeo os acontecimentos que levaram à proscrição destes faraós que marcaram a história do Antigo Egito.

VER VÍDEO


LER, VER, OUVIR / ARTIGO

Mecenas do Renascimento Italiano. Retrato e heráldica na afirmação da família Gonzaga e da Casa d’Este


Na Galeria do Renascimento encontra-se em exposição um conjunto de medalhas e livros manuscritos da Coleção Gulbenkian. Estas obras têm ligações à família Gonzaga e à Casa d’Este, duas poderosas cortes do Norte de Itália que tiveram um papel fundamental no Renascimento italiano. Descubra as suas histórias neste texto assinado pela conservadora Ana Maria Campino. 

LER ARTIGO



Exposições


EGITO

Obra Visitante: Vaso Canópico de Iunefer. Em Busca da Eternidade 

 

Últimos dias, Até 17 abr



ARTE ORIENTE ISLÂMICO

Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis

 

 

Até 02 out


ARTE EXTREMO ORIENTE

Emoções à mesa. Da paixão às saudades

 

Até 04 out





 

PUBLICAÇÕES

A Ourivesaria Francesa da Coleção Calouste Gulbenkian

 

O Museu Calouste Gulbenkian acaba de lançar o catálogo dedicado à sua coleção de ourivesaria francesa. Ao longo de 400 páginas, os textos do especialista Peter Fuhring são acompanhados por um exaustivo levantamento fotográfico das obras de ourivesaria dos séculos XVIII e XIX que fascinaram Calouste Gulbenkian. A publicação conta com edições em português, francês e inglês e está disponível para compra na loja e no website do Museu.

GULBENKIAN.PT