A apresentação do vaso canópico de Iunefer , vindo da Ny Carlsberg Glyptotek de Copenhaga, foi prolongada uma semana. Visite-o na galeria de arte egípcia do Museu Gulbenkian, até 17 abril, enquanto é preparada a chegada da próxima obra visitante do Museu.
No dia 22 de abril, comemore connosco o Dia da Terra! A programação deste dia estará brevemente disponível no nosso website.
Terminada a exposiçãoFaraós Superstars, o egiptólogo Luís Araújo e o curador João Carvalho Dias conversam, neste vídeo, sobre o que é isso de ser faraó. Sabe o que significa a palavra “faraó”? Não perca esta conversa, entre as obras da exposição, sobre dois dos grandes monarcas desta civilização.
O curador João Carvalho Dias e o egiptólogo Rogério Sousa conversam sobre alguns dos monarcas que os antigos egípcios tentaram eliminar da sua história. Ironicamente, alguns deles, como Nefertiti e Tutankhamon, tornaram-se milénios depois os " Faraós Superstars". Descubra neste vídeo os acontecimentos que levaram à proscrição destes faraós que marcaram a história do Antigo Egito.
Na Galeria do Renascimento encontra-se em exposição um conjunto de medalhas e livros manuscritos da Coleção Gulbenkian. Estas obras têm ligações à família Gonzaga e à Casa d’Este, duas poderosas cortes do Norte de Itália que tiveram um papel fundamental no Renascimento italiano. Descubra as suas histórias neste texto assinado pela conservadora Ana Maria Campino.
O Museu Calouste Gulbenkian acaba de lançar o catálogo dedicado à sua coleção de ourivesaria francesa. Ao longo de 400 páginas, os textos do especialista Peter Fuhring são acompanhados por um exaustivo levantamento fotográfico das obras de ourivesaria dos séculos XVIII e XIX que fascinaram Calouste Gulbenkian. A publicação conta com edições em português, francês e inglês e está disponível para compra na loja e no website do Museu.