TPI emite mandado de captura a Vladimir Putin por crimes de guerra - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

17 março, 2023

TPI emite mandado de captura a Vladimir Putin por crimes de guerra

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia. O gabinete do Presidente ucraniano já reagiu.
TPI emite mandado de captura a Vladimir Putin por crimes de guerra.
EPA/ALEXEY DANICHEV / SPUTNIK / KREMLIN POOL

Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Entretanto já há reação da parte do gabinete presidencial de Volodymyr Zelensky, considerando a emissão do mandado de captura de Putin "apenas o início".

O tribunal imputa a Putin crimes de guerra cometidos "em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022", alegando existirem "motivos razoáveis para acreditar" que o Presidente russo falhou "em exercer o controlo adequado sobre os subordinados civis ou militares que cometeram esses atos".

Relativamente a Lvova-Belova, o TPI diz ter "motivos razoáveis para acreditar" que a comissária tem "responsabilidade criminal individual" pelos crimes de guerra relacionados com a deportação ilegal de população.

O comunicado acrescenta que os mandados são sigilosos, "para proteger vítimas e testemunhas", bem como para salvaguardar o normal desenvolvimento das investigações.