RESISTÊNCIA NO FEMININO - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

27 março, 2023

RESISTÊNCIA NO FEMININO

28 de Março de 2023
18 horas
Fundação Mário Soares e Maria Barroso 
Via Natividade Monteiro 

É com muito prazer que vos convido para mais uma sessão «Resistências no Feminino», desta vez, sobre a História das Mulheres, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, 28 de Março, 18 h. Presencial e online.

A décima sessão do Ciclo de Conferências Resistência no Feminino,  será um Workshop sobre História das Mulheres, no próximo dia 28 de março, terça-feira, às 18h00h, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso. 

Investigar e escrever a História das Mulheres é uma forma de resistir aos critérios e opções historiográficas que, durante séculos, apagaram as rostos, as vozes e as experiências femininas da narrativa histórica e da memória colectiva.
A emergência da História das Mulheres compagina-se com a maior participação feminina nas sociedades contemporâneas e com o próprio questionamento da situação de desigualdade e dos mecanismos de subalternidade que as excluía dos direitos de cidadania. 
Ao elevar as mulheres ao estatuto de agentes históricos, procura-se resgatar a memória das estratégias de resistência e de contestação ao poder patriarcal, da subversão dos discursos hegemónicos, dos movimentos em defesa da própria emancipação e do seu poder transformador em diferentes sociedades e culturas. 
O processo de reflexão sobre a História das Mulheres tem suscitado novas abordagens teóricas e metodológicas, identificado novas fontes, avançado novas categorias analíticas e quadros interpretativos e incorporado o contributo dos estudos de outras áreas científicas, de forma a enriquecer o legado histórico-cultural de um património comum em que mulheres e homens se possam rever.

com a participação:  
Irene Vaquinhas – CHSC.UC  - Mulheres e Trabalho em Portugal (1850-1940): Fontes e problemas.

Anne Cova – ICS.ULisboa - Escreve uma História Comparada e ou Transnacional das Mulheres e do género.
Zília Osório de Castro – CICS.NOVA -  Evas singulares. Memória, História, Revelação.

Para proceder à inscrição para assistir ao evento e obter certificado de participação:https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt/inscricoes/

Esta conferência realizar-se-á no formato presencial e online. Acesso livre e gratuito. Link de transmissão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93496426857