Quem devolve à TAP a indemnização paga à ex-administradora? - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

01 março, 2023

Quem devolve à TAP a indemnização paga à ex-administradora?


DOSE DIÁRIA

01.03.2023

Dose Diária

Quem devolve à TAP a indemnização paga à ex-administradora?

Tipicamente português: "alguém" tem de devolver à TAP a indemnização erradamente paga a Alexandra Reis. Eis a Dose Diária de hoje: há 50 anos, os Pink Floyd lançavam ‘The Dark Side of The Moon’, um clássico intemporal – Beethoven decerto o ouviria, se no seu tempo houvesse aparelhos auditivos.

O relatório preliminar da Inspeção-Geral de Finanças aponta para a obrigatoriedade de ser devolvida à TAP a indemnização paga à ex-administradora. Mas devolvida por quem, senhores? A informação vem a conta-gotas: sabe-se finalmente quem decidiu o afastamento de Alexandra Reis.

A partir da Ucrânia, uma jornalista escreveu um pungente testemunho sobre a “operação militar especial” e a vida que leva no seu país. Sobre o relacionamento com o invasor russo e sobre as invasões que não se fazem apenas com exércitos e com armas.

Por falar na Ucrânia e na Rússia, o Kremlin tem um novo brinquedo: um ‘drone’ operado remotamente, com recurso a VR (realidade virtual) e que, como dizia o anúncio do insecticida, mata que se farta.

De volta cá ao burgo, os efeitos da inflação medem-se pela compra de bens alimentares, que sofreu a maior quebra desde que há registos. E com os portugueses a sentirem isso na carteira, o Governo quer fiscalizar o que se passa com os preços, que subiram mais do que no resto da Europa.

“Anani, ananão, tantas casas, só que não” – o título é brilhante! E quem o escreveu faz serviço público: desde que se tornou PM em novembro de 2015, António Costa já apadrinhou vários programas de apoio à habitação. Tantos que até se lhes perde a conta.

As declarações do ministro João Gomes Cravinho sobre o fornecimento de armas chinesas à Rússia levou Pequim a emitir um comunicado seco: a China nega esse fornecimento e lembra que as relações com Portugal são muito amigáveis (portanto, não se “estique”).

Definitivamente, o MNE não consegue sair da ribalta. E pelas piores razões: agora foi a sua carta de condução, caducada durante sete anos e renovada mediante um exame e uma formação online... feita mais de um ano depois do exame.

E por falar em cartas de condução, as regras poderão vir a mudar ao nível da União Europeia, com efeitos sentidos de Vilar Formoso para cá.

Arranca hoje a 33ª BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa, para os amigos). Até domingo dia 5, o setor do Turismo expõe-se na FIL, em Lisboa, numa edição que se espera “uma das melhores de sempre” (sic).

Do lado do Desporto, o destaque vai para a Federação Russa de Xadrez, grande potência da modalidade: devido às sanções internacionais, mudou a sua filiação da Europa para a Ásia. Outros desportos poderão seguir o exemplo, casos do futebol, do atletismo e do automobilismo.

Por último – por hoje – uma notícia triste: morreu aos 89 anos o futebolista francês Just Fontaine, recordista de golos marcados num único Mundial (Suécia, 1958, 13 golos).