Mulheres com H “grande” em discurso direto - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

08 março, 2023

Mulheres com H “grande” em discurso direto

Margarida Duarte Patriarca

Celebrar "o papel da mulher" no Baixo Alentejo é o grande propósito do projeto "Mulheres com H", em que Margarida Duarte Patriarca vai divulgar, ao longo das próximas semanas, um conjunto de conversas com 11 mulheres "inspiradoras e positivamente atuantes" que marcam, "de um modo ou outro, a região".

O projeto, que conta com a colaboração do "CA", que vai divulgar semanalmente as entrevistas publicadas na plataforma Youtube, arranca nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, e nasceu da "inquietação" da autora com dois fatores.

"Por um lado, a causa feminina (e não feminista) sempre foi importante para mim" e, "por outro lado, o sentimento permanente que nos assalta demasiadas vezes: a escuridão e o pessimismo que é viver, trabalhar e estar no Baixo Alentejo", explica Margarida Duarte Patriarca, de 38 anos.

Foram estes "sobressaltos" que estiveram na origem de "Mulheres com H", que pretende ser "uma celebração do papel da mulher no Baixo Alentejo, com um conjunto de conversas a mulheres que marcam, de um modo ou outro, a região, pelo papel que desempenham no território, nas mais diversas áreas".

"A mulher é um ser fascinante que representa vida, luta, trabalho, conquistas e empoderamento. Tem uma forma muito especial de olhar para o mundo, para as injustiças, para as oportunidades e para si própria. É por isso importante que tenhamos a capacidade e o interesse em olhar para as nossas mulheres de forma curiosa", acrescenta Margarida Duarte Patriarca.

"A mulher é um ser fascinante que representa vida, luta, trabalho, conquistas e empoderamento. É por isso importante que tenhamos a capacidade e o interesse em olhar para as nossas mulheres de forma curiosa."

A autora, que é natural de Ferreira do Alentejo e coordena atualmente o Serviço de Habitação e Mobilidade no Município de Ferreira do Alentejo, acrescenta que o projeto "tem como único objetivo dar a conhecer e valorizar o papel de mulheres e, com elas, procurar criar condições para que outras se possam inspirar na sua capacidade, resiliência e vontade, características que mostram em áreas tão variadas como a cultura, o turismo, o desenvolvimento social, o empreendedorismo, a política, o património entre outras".

Nesse sentido, foram convidadas para as entrevistas 11 mulheres "das mais diversas áreas profissionais e com histórias de superação, que sejam do território ou estejam no mesmo".

Ou seja, "mulheres que conheçam profundamente o Baixo Alentejo e que tenham uma visão crítica, positiva e realista do nosso território e de como é importante a valorização da mulher no desenvolvimento do mesmo", reforça a autora.

As entrevistas de "Mulheres com H" serão divulgadas semanalmente, sempre às quartas-feiras, a partir das 21h00, através das páginas do projeto nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Rita Soares, CEO da Herdade da Malhadinha Nova, situada no concelho de Beja e ligada às áreas do turismo e da produção de vinho, é a primeira convidada deste ciclo de conversas, seguindo-se, a 15 de março, a eurodeputada bejense Maria da Graça Carvalho.



 - Correio Alentejo - https://correioalentejo.com/mulheres-com-h-grande-em-discurso-direto/