Em Loulé assinala-se o Dia Mundial do Teatro de forma intensa - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

16 março, 2023

Em Loulé assinala-se o Dia Mundial do Teatro de forma intensa

Imagem incorporada
No Palácio Gama Lobo, de 18 a 24, decorre uma oficina de voz e movimento, tendo como público-alvo 15 mulheres (cis, trans, travestis, binárias e não-binárias). Chama-se "As canções que cantamos contra os muros que limpamos", e é criada por Catarina Vieira, Aixa Figini e Josefa Pereira. A oficina resulta numa performance, no dia 25, no Cineteatro Louletano. Para ver e ouvir às 16:00 horas.

Entre 20 e 31 de março há várias sessões para escolas, promovidas por Afonso Dias. Chama-se "O Princípio da Igualdade" e versa sobre o 25 de Abril e a Constituição Portuguesa, nas canções e na letra da lei fundamental. Faz parte das comemorações do 25 de Abril em Loulé.

A 24 de março, às 18:30 horas, dá-se a apresentação do livro "Quem tem medo das emoções", da dramaturgista Ana Pais, no Café Calcinha.
O evento é antecedido de um workshop, na Escola Secundária de Loulé, pela diretora de atores Sara de Castro, com exercícios teatrais que mostram como funcionam os condicionamentos sociais que nos afetam individualmente.

Dia 25 há um casting inédito, dirigido especialmente a atores/atrizes S/surdos(as) (com "S" maiúsculo são falantes de Língua Gestual Portuguesa). O casting é promovido pela Terra Amarela, conhecida por incluir nos seus trabalhos múltiplas pessoas com necessidades específicas e tem por objetivo encontrar pessoas que possam vir a participar em "Ricardo III", um espetáculo internacional dirigido pelo encenador Marco Paiva.

O dia 26 de março, domingo, traz-nos já comemorações do Dia Mundial do Teatro (que ocorre a 27, segunda-feira). E para celebrar este dia, a companhia Hotel Europa traz a Loulé "Portugal não é um país pequeno", um espetáculo de teatro documental que reflete sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, a partir de uma recolha historiográfica e de testemunhos reais. Esta sessão contará com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com baixa visão, e também com Língua Gestual Portuguesa, para pessoas S/surdas. É às 17:00 horas, no Cineteatro Louletano.

Dia Mundial do Teatro

No dia seguinte, 27, Dia Mundial do Teatro, também no Cineteatro de Loulé mas dirigido a escolas, sobe ao palco "Asas de Papel", pelo JAT – Janela Aberta Teatro.
Uma história de amor, imaginação e esperança, entre uma mãe que se afoga no ritmo intenso do quotidiano e uma filha que se refugia num livro e na sua imaginação.
A peça traz uma mensagem forte sobre a mecanização e desumanização da sociedade, e recorre a uma jovem atriz muito talentosa, de apenas 9 anos de idade.

The_brain_cartaz_Maria Foncenca

A 27 de março, há novo workshop, de dança, no Palácio Gama Lobo, com a bailarina e coreógrafa Maria Fonseca, ela que traz a Loulé uma estreia, "Thy Brain". Os participantes poderão exercer jogos e desafios individuais que levam a um conhecimento mais profundo do corpo e dos padrões habituais da mente. O trabalho de chão estará bastante presente.

A 31, a dança de "Thy Brain" sobe ao palco do Cineteatro Louletano, uma peça que tem o cérebro como pano de fundo. É o cérebro que comanda as coreografias conscientes e inconscientes do corpo físico, emocional e energético. E assim, Maria Fonseca traz-nos uma coreografia que tem tanto de físico como de cerebral, com a simplicidade e a complexidade que este órgão pode oferecer.

Festival Internacional de Trompete

Por fim, a fechar o mês em grande, sopram as cornetas – perdão, os trompetes! É o FITA, Festival Internacional de Trompete, que decorre entre 31 de março e 2 de abril, entre o Cineteatro Louletano e o Auditório do Solar da Música Nova. Entre os destaques, o nome do Stockholm Chamber Brass, um quinteto de metais sueco que conta já com mais de 30 anos de carreira e é um dos melhores ensembles de metais do mundo! Poderá consultar o programa do FITA no site do Cineteatro Louletano.

Com uma programação de referência (que pode consultar no site e no Facebook do Cineteatro), recorde-se que o CTL está credenciado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integrando ainda a Rede de Teatros com Programação Acessível e proporcionando espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa para S/surdos (com "S" maiúsculo são falantes de Língua Gestual Portuguesa) e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual.

CTL é uma estrutura cultural da Câmara Municipal de Loulé no domínio das artes performativas, e é também um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.