O Centro de Exposições do Centro de Artes de Sines recebe, entre 11 de Março e 11 de Junho, a exposição "Múltiplo de Múltiplo", do artista Pedro Gomes, na qual arte e arquitetura dialogam.
A exposição "Múltiplo de Múltiplo", do artista Pedro Gomes (Nampula, Moçambique, 1972), com curadoria de Hugo Dinis, é um projeto inédito desenvolvido para o Centro de Artes de Sines.
Através de grandes instalações de desenho que se relacionam com o espaço museológico, a exposição indaga a problemática em torno das duas disciplinas: Arte e Arquitetura.
«Esta relação, muitas vezes em harmonia, outras vezes em conflito, torna-se um campo de experimentação artística muito estimulante», refere o Município de Sines.
Pedro Gomes, que desenvolve o seu trabalho na área do desenho, tem vindo a indagar os dispositivos museográficos e as suas consequências na visibilidade das imagens e da arquitetura. Deste modo, as instalações são um momento particular para a perceção da disciplina de desenho com autonomia artística e para a perceção dos limites e das liberdades do próprio espaço expositivo.
O ponto de partida para o trabalho artístico desenvolvido foram as relações entre os dispositivos museográficos e as edificações arquitetónicas que os albergam. Neste sentido, questionando os modelos dos salões do fim do século XIX e o cubo branco a partir dos anos
60, entre outros, o artista confronta as utópicas arquiteturas construídas.
A exposição, que será inaugurada no dia 11 de Março às 17h00, tem entrada livre e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 12h00 às
18h00.
No dia 15 de Abril, no âmbito do Ciclo CRIA, o Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes organiza visitas à exposição para famílias, em torno do desenho, da arte e da arquitetura.
Às 10h00, realiza-se a visita para famílias com crianças dos 3 aos 6 anos e, às 15h30, a visita para famílias com crianças com mais de 6 anos.
As marcações são gratuitas e podem ser feitas através do email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.
A exposição "Múltiplo de Múltiplo" é uma organização da Câmara Municipal de Sines.
Sul Informação https://ift.tt/Erl6SB0