Guerra na Ucrânia: Marcelo Rebelo de Sousa condecora Zelensky com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

15 fevereiro, 2023

Guerra na Ucrânia: Marcelo Rebelo de Sousa condecora Zelensky com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Segundo a informação disponibilizada em comunicado na página oficial da Presidência da República, Marcelo "tencionava anunciar no dia 24 deste mês" a atribuição da condecoração, altura em que se assinala um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

No entanto, explica Marcelo Rebelo de Sousa, "tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria", o Presidente decidiu antecipar o anúncio da condecoração de Zelensky.

A Ordem da Liberdade é uma ordem honorífica portuguesa criada após o 25 de Abril de 1974, com o objetivo de agraciar quem se notabiliza pela defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. Tal como nas restantes ordens honoríficas nacionais, tem duas categorias de membros, os titulares e os honorários. Os titulares abrangem os cidadãos portugueses agraciados com esta Ordem, enquanto os honorários incluem os cidadãos estrageiros, instituições ou localidades, nacionais ou estrangeiras, que recebam a agraciação.

Entre os agraciados com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade estão nomes como António Guterres, Manuel Alegre, Nelson Mandela, a rainha Letizia de Espanha, José Ramos-Horta, Ban Ki-moon, Eduardo Ferro Rodrigues, Mikhail Gorbatchov,
Xanana Gusmão, Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de Carvalho, Maria Barroso, António Ramalho Eanes ou Martin Schulz.


MultiNews