Concerto de Reis | Tavira - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

02 janeiro, 2023

Concerto de Reis | Tavira


O Dia de Reis celebra o encontro dos Reis Magos com a cena da natividade de Cristo.
A história começa com a devoção e o caminho a seguir a estrela, aqui representado pela atmosfera de recolhimento e devoção de Summa de Arvo Pärt.
Segue-se o encontro dos Reis Magos com a Sagrada Família, dedicado à adoração do Menino Jesus, Salvador do Mundo. Este episódio é contado pela música delicada e devocional da norte-americana Florence Price, cuja estética nos remete para a música coral das congregações nas quais a compositora era organista.
De seguida, os Reis Magos oferecem os seus presentes ao menino. Em música, esse acto é representado por um conjunto de Lullabies e Schlummerlied, que em português não são mais que canções de embalar. Ouvem-se vários exemplos vindos de três mestres do século XX: o alemão Hugo Wolf, o checo Josef Suk e o norte-americano George Gershwin.
Depois, é hora de dar graças, pois o Salvador do Mundo está entre nós. Será assim que irão ecoar os sons do intemporal Alleluia, de Exsultate, Jubilate de Mozart, uma obra originalmente composta para orquestra e soprano, que canta uma oração de graças.
Com o anúncio do nascimento do Menino Jesus, celebra-se então a vinda de um novo tempo e de uma nova era. Ocasião perfeita para dar a conhecer a Sinfonia nº1 de William Boyce, nunca ouvida em Portugal e escrita nos anos 1760 para celebrar a chegada de um novo ano.
Por fim, para terminar em ambiente festivo e celebratório, conclui-se este programa de Reis com a luminosa e jubilante música de Jean Sibelius.


Programa

ARVO PÄRT (1935)
Summa

FLORENCE PRICE (1887 – 1953)
Adoration

HUGO WOLF (1860 – 1903)
Schlummerlied (Canção de Embalar) de Aus der Kinderzeit (Do tempo das crianças)

JOSEF SUK (1874 – 1935)
Ukolébavky (Canções de Embalar), Op.33, Nº1 e Nº2


GEORGE GERSHWIN (1898 – 1937)
Lullaby


WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)
Alleluia de Exsultate, Jubilate

WILLIAM BOYCE (1711 – 1779)
Sinfonia nº1 "Ode a um Ano Novo"
i. Allegro
ii. Moderato e dolce
iii. Allegro

JEAN SIBELIUS (1865 – 1957)
Andante Festivo

45 minutos, Duração
Orquestra Clássica do Sul
Zachary Spontak, Concertino


7 de janeiro (sábado)
TAVIRA
Igreja do Carmo
21h30
Entrada Livre
Informações: T: 289 860 890