O que importa é o grupo - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

09 dezembro, 2022

O que importa é o grupo


Muito tenho lido e ouvido nestes últimos dias, acerca do Ronaldo, do Eng. Fernando Santos e dos portugueses ingratos.
O que mais surpreendente é que a esmagadora maioria dos comentários surge de gente que nunca deu um pontapé numa bola, nunca entrou num balneário, muitos nem sabem o que é o 4-4-2, ou o 4-3-3, mas falam como se fossem verdadeiros experts.
Bem sabemos que as redes sociais servem muitas vezes para que os falsos moralistas possam expressar opiniões que muitas vezes até nem são as suas, mas que ficam bem, e num mundo falso e artificial é preciso é parecer.
Vamos por partes, ninguém poderá tirar o mérito ao Ronaldo, um exemplo de vida, de superação, alguém que subiu a pulso, que nunca escondeu as suas origens e que se transformou porventura num dos melhores 5 futebolista da história da "bola"
O que o Ronaldo fez pela seleção é de louvar, mas não o fez sozinho, nunca teria ganho, nunca teria sido o que foi, se não tivesse a ajuda de outros enormes futebolistas e treinadores, tanto na seleção, como nos clubes por onde passou, num desporto colectivo, ninguém ganha sozinho.
Não sei se o Ronaldo está velho, ou se está psicologicamente afetado por um acumular de situações que o têm atingido, umas fruto das circunstâncias da vida, outras arranjadas por ele próprio.
Não considero que um indivíduo ao 37 anos esteja velho, mas a verdade é que num desporto de alta competição, já terá mais dificuldades do que os que têm 30.
O problema maior do Ronaldo, terá surgido do facto de não ter feito pré época ( muitos dos que opinam por aí, nem saberão o que é isso, mas pronto...) reside aí a razão para as dificuldades físicas demonstradas, cá está, um miúdo de 25 anos, mesmo sem pré época, recupera os índices físicos muito mais rapidamente que um indivíduo de 37, mas isso é a lei da vida.
Agora, deve ou não ser titular da seleção??? Não, não deve, e não deve porque não é o Ronaldo de outros tempos, não deve porque existem outros colegas que merecem mais, porque estão melhores, porque trabalham mais, não deve, porque num jogo de alta competição, devem jogar os melhores, devem jogar os que estão fisicamente mais disponíveis, e se não estiver em melhores condições que outro, e jogar em detrimento desse, aí sim é incorrecto, aí sim é um decisão assente noutros princípios, que não, os que devem reger um treinador, que é colocar em campo os melhores e os que mais trabalham.
Um péssimo líder, e condutor de homens, seria o eng FS, se deixasse no banco, os que estão neste momento melhores e trabalham melhor, só porque existem outros com "maior" nome, isso sim seria uma tremenda injustiça.
Uma equipa, ainda para mais neste tipo de torneios, curtos e intensos, tem que ser escolhida com base no momento, e não no passado.
Agora vamos ao Eng Fernando Santos, alguém que felizmente conheço de outras andanças extra futebol, acusarem o selecionador de ser ingrato com o Ronaldo, por o ter colocado no banco??? se existe um português que tem defendido o Ronaldo, com unhas e dentes, ao longo destes últimos anos, tem sido o selecionador, ingratos são aqueles que o criticam, são aqueles que o caluniam, ingratos são aqueles que não lhe reconhecem o mérito de ter sido o único, repito, o único selecionador a ganhar dois títulos com a nossa seleção.
O selecionador é pago para tomar decisões, quantas vezes, não concordamos com elas, é normal e salutar, o que já não é normal é ofenderem o homem ao mesmo tempo que o apelidam de ingrato, se existe pessoa íntegra, honesta e profissional, é o engenheiro, o que não quer dizer que tome sempre as melhores decisões, isso é outra coisa, se há coisa difícil de fazer é decidir, é escolher, seja em que circunstância for da vida.
E para finalizar, já pensaram que aqueles que defendem que o Ronaldo  ( neste momento, e repito, neste momento) deveria ser titular desta seleção, composta por profissionais de enormíssima qualidade, é que estão a faltar ao respeito, ao passado do próprio jogador, sim, porque se disserem que ele está a jogar alguma coisa, aí sim, estão a faltar ao respeito ao seu talento e ao seu legado.
Alguém com o passado do Ronaldo, não pode sujeitar-se a terminar desta forma, precisa de ser protegido.
E só para finalizar, não existe ninguém acima de um país como o nosso, com a nossa história, exitem sim personalidades que engrandeceram e elevaram o país, e é por isso que lhe reconhecemos mérito, mas nenhum está acima do próprio país, nem o D. Afonso Henriques, quanto mais outro qualquer.
E já agora, os símbolos do país, são o Hino, a Língua Portuguesa e a Bandeira, era bom que todos soubessem isso e que todos soubessem o significado das cores da bandeira, do escudo, das quinas, que todos soubessem cantar o hino, que todos evitassem o estrangeirismo em detrimento do português, patriotismo também é isso.
JÁ CHEGA DE RONALDO, IMPORTA É O GRUPO TODO.
Um abraço a todos.

Vitor Leal / Facebook