Évora Capital Europeia da Cultura 2027 - Café da Praça Central

Últimas

Café da Praça Central

Ecos da Actualidade...

14 dezembro, 2022

Évora Capital Europeia da Cultura 2027




Évora Capital Europeia da Cultura em 2027

herança cultural, intangibilidade e biodiversidade do território

Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, a par da cidade letã de Liepaja. Esta é a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). O anúncio foi feito a 7 de dezembro, por um painel de peritos independentes, encerrando um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades portuguesas, quatro seleccionadas na lista de finalistas, Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

A Capital Europeia da Cultura terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus. Com um conceito inspirado no 'Vagar', que representa um modo de vida e um elemento forte do património imaterial alentejano, refletindo a necessidade de a Europa e os europeus abraçarem 'uma outra arte da existência', a candidatura baseia-se em três eixos, herança cultural, intangibilidade e biodiversidade do território, para a promoção do tecido cultural da região.

Desde 1985, as Capitais Europeias da Cultura tornaram-se num dos projetos culturais mais ambiciosos e apreciados da UE. Portugal passará também a eleger anualmente uma Capital Portuguesa da Cultura, que caberá nas primeiras edições, 2024, 2025 e 2026, às três cidades que não foram escolhidas. Aveiro, Braga e Ponta Delgada contarão com uma dotação orçamental de dois milhões de euros anuais, com o apoio dos ministérios da Economia e da Coesão Territorial. >  ler mais