A Associação Portuguesa de Imprensa assinala o Dia Nacional da Imprensa, a 14 de dezembro, na Universidade de Évora. Os Jornais Centenários estão em destaque no programa dedicado às políticas públicas para a Comunicação Social, que conta, entre outros, com a participação do ministro da Cultura Pedro Adão e Silva.
O programa inclui palestras sobre políticas públicas de sustentabilidade da Comunicação Social, desinformação e a importância da memória da imprensa, bem como uma visita à exposição "Jornais Centenários de Portugal e do Brasil: Um legado Cultural", inaugurada no mês de Setembro em Alcáçovas, Viana do Alentejo.
Esta mostra, patente no Paço dos Henriques até 30 de Abril, ocupa as salas do primeiro andar daquele edifício numa área de mais de 250 metros quadrados, que junta 57 publicações centenárias portuguesas e brasileiras, 38 de Portugal e 19 do Brasil.
Entre as publicações expostas, destaque para o jornal Diário de Pernambuco, fundado em 1825, o mais antigo jornal em língua portuguesa com publicação contínua, e o Açoriano Oriental, editado desde 1835, o mais antigo jornal português.
A 13 de dezembro, a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Imprensa assinam um protocolo para a realização de atividades nos domínios do ensino e da formação, desenvolvimento de projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, bem como a promoção de estágios científicos e técnicos, entre outras medidas.
Uma delas é a criação e o desenvolvimento do Observatório Internacional dos Jornais Centenários, com sede em Alcáçovas, Viana do Alentejo, para o lançamento de estudos e recolha de informação sobre a situação digital dos acervos dos jornais centenários.