Não, é a inflação! Cada vez mais lá no alto, com taxas que não se viam nos últimos trinta e tal anos. E esta é a Dose Diária de hoje, precisamente 31 anos depois do golpe de estado lançado pela linha dura do PC da URSS contra o secretário-geral Gorbachov e a sua Perestroika.
As últimas estatísticas económicas não são nada boas: a inflação que renasceu a seguir à pandemia (e por causa dela), e disparou com a guerra da Ucrânia (muito agradecidos, Sr. Putin), continua a ir por aí acima. Portugal já esteve abaixo, mas agora está bem acima da média europeia.
Logo a seguir, as taxas Euribor também sobem, sobem, como o balão, e estão a atingir novos máximos. Isso vai ser sentido – e de que maneira – nas próximas revisões do crédito à habitação.
Às vezes, Bruxelas é mesmo irritantezinha: querem explicações adicionais sobre os refugiados ucranianos recebidos em Setúbal por indivíduos e organizações russos(as)? Para quê? Não basta as investigações cá do burgo, que são sempre tão rápidas, eficazes e aprofundadas?
Há países que se debatem contra a chaga social do alcoolismo, onde o consumo de bebidas alcoólicas é um cancro nas respetivas sociedades. E depois há o Japão, que quer incentivar esse consumo... porquê? Porque os respetivos impostos caíram a pique – o dinheiro, sempre o dinheiro.
Por falar em debater, todo o planeta está afetado por secas – sim, as alterações climáticas eram verdade. A China possui tecnologia para fazer chover: bombardeia-se as nuvens com substâncias condensadoras e a chuva cai. Ao mesmo tempo exercita-se a artilharia, que nunca se sabe quando será necessária.
E ainda sobre a crise ambiental e o aquecimento global, este vídeo explica na perfeição a importância das plataformas de gelo polar. E se o Árctico é o que parecia mais afetado, a Antárctida afinal também perde gelo a uma velocidade alarmante.
‘Popcorner’, o magazine semanal sobre todas as coisas pop, já está disponível – no SAPO Mag e na Comic Com Portugal, e também no canal Cinemundo do MEO.
O Benfica começou ontem com o pé direito a caminhada até à fase de grupos da Champions. E hoje é o Gil Vicente a tentar a estreia europeia na Liga Conferência, em Alkmaar, na Holan... perdão, Países Baixos, contra o AZ (ex-67).
Pedro Pichardo venceu ontem calmamente o triplo salto. O atleta que certa imprensa finalmente deixa de chamar “luso-cubano” é o atual campeão em título europeu, mundial e olímpico. Falta o recorde do mundo – calma, um dia lá iremos.
De resto, a participação portuguesa em Munique (Roma, no que respeita à natação) está a ser um fartote: cinco medalhas até ao momento. E a canoagem só arrancou hoje, pelo que ainda depositamos esperanças legítimas no habitual “papa-medalhas” Fernando Pimenta.
Até amanhã em mais uma Dose Diária.
.png)