É com imensa honra – e uma pontinha de vaidade e orgulho – que partilhamos, agradecendo-o, o Voto de Louvor, ontem aprovado, por unanimidade, pelos autarcas da Câmara Municipal de Évora, salientando que " o louvor vale pela pessoa que o dá" (Miguel Cervantes):
"Voto de Louvor ao Teatro "A Bruxa"
por ocasião do seu 20º aniversário
A Bruxa Teatro, Associação Cultural, é uma companhia de teatro profissional, com sede em Évora, tendo sido fundada em 2002 por Figueira Cid, autor e encenador, celebrando neste ano de 2022 o seu 20º aniversário.
Ao longo destes 20 anos, esta companhia de teatro, que também dá nome a um "pequeno e acolhedor teatro", já produziu 44 criações artistas, tendo envolvido mais de uma centena de profissionais entre atores, técnicos e outros.
O projeto artístico de A Bruxa assenta na divulgação, pesquisa e exploração da mais recente dramaturgia contemporânea, dedicando-se à produção/criação teatral, diferenciando-se pela "estilística e estética dos autores escolhidos", recorrendo a uma escrita diversificada e um posicionamento igualmente diverso sobre o fenómeno teatral na nossa comunidade.
A Bruxa, nos intervalos entre as produções próprias, abre as portas aos mais variados espetáculos teatrais preenchendo também, mesmo que esse não seja o principal objetivo, o papel de programador cultural e fazendo da sala de A Bruxa uma alternativa irreverente para o público da cidade.
Ao longo do tempo estabeleceu contactos com várias companhias pelo país, várias entidades da cidade e os diversos públicos que por ela passam, e procurou dar resposta às necessidades da comunidade através da coprodução, cooperação e criação de novos projetos e objetos artísticos.
Pelo trabalho desenvolvido ao longo destes 20 anos, os Vereadores do PSD Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho, apresentam um Voto de Louvor ao Teatro A Bruxa.
Évora, em 6 de Abril de 2022"
E, no seu seguimento, a expressão desse Louvor pelo Prof. Paulo Alves Pereira:
"À Bruxa Teatro e aos seus Amigos e Simpatizantes,
Ao Estimado Público de Teatro
A Bruxa Teatro é expressão de uma aposta dramatúrgica inovadora, tanto no repertório que nos propõe, como na linguagem cénica cuidada e experimental. É, além disso, um símbolo de ar fresco e de experimentalismo teatral, onde a preocupação pelo detalhe, a interação com outras linguagens artísticas e a procura de algo Novo está bem presente. É também uma obra levada a cabo por todas/os as/os que aí trabalharam e trabalham. Mas, esta obra de grande mérito, vingou, sem dúvida, graças à persistência e espírito de abnegação do seu Diretor, o encenador e ator Figueira Cid, o qual, perante todas as dificuldades que lhe foram colocando, nunca desistiu e passo a passo foi construindo um Teatro. É certo que se trata de um pequeno teatro de câmara. Mas também é certo que é uma instituição que desde sempre procurou apoiar outras iniciativas das artes cénicas.
Ao seu Ensemble
Ao seu Diretor
À Bruxa Teatro
Os meus mais sinceros parabéns! Que vivam por muitos e muitos anos, que continuem a ser tão criativos e que no futuro venham a adquirir ainda melhores condições!"
Paulo Alves Pereira
Figueira Cid | Facebook